USF promove a abertura da Semana de Planejamento Pedagógico e Formação do 1º semestre 2022

04/02/2022

A Universidade São Francisco (USF) promoveu, no dia 3 de fevereiro, a abertura oficial da Semana de Planejamento Pedagógico e Formação, com o tema "É hora de retornar: Estratégias e planejamento para aprendizagem”. Participou do evento o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM.

O evento contou com uma plateia reduzida e transmissão no Youtube e em todos os Câmpus. Estiveram presentes o  Diretor Presidente da CNSP-ASF e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, o Administrador dos Câmpus,  Rodrigo Ribeiro Paiva, a diretora do Câmpus de Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, o Diretor do Câmpus Campinas – Unidades Swift e Cambuí, o professor Geraldo Peres Caixeta e o Diretor de Câmpus Itatiba, professor Volney Zamenhof de Oliveira Silva. Além de docentes e colaboradores.

Durante a abertura, o reitor destacou os desafios dos últimos anos, aprendizados e expectativas para o ano de 2022 no cenário educacional e nacional. “Temos tido a oportunidade nos nossos conselhos universitários virtuais de falar como nós estamos conjuntamente, colegiadamente, lidando com a pandemia. Sempre agradecendo o sucesso de ter atravessado e de estar atravessando esse processo difícil na vida brasileira e na vida mundial, e de forma muito especial na vida também da Universidade. Aprendemos muito nesses dois anos. Graças a Deus temos tido resultados muito positivos, em todos os sentidos. Não só do ponto de vista de captação de alunos e retenção, mas também na inovação, descobertas de novas metodologias de aprendizagem. Foi um grande aprendizado nesses dois últimos anos”, afirmou o reitor.

O Ministro Provincial apresentou as razões e motivações que sustentam a presença franciscana na educação. “Eu sou porta-voz dos franciscanos de ontem e de hoje, que atestam que a educação é uma plataforma fundamental e privilegiada para tornar criativa e efetiva, a proposta evangelizadora Franciscana. Nós franciscanos, resta claro, a nós que a excelência acadêmica, a formação profissional de qualidade, o rigor administrativo, perseguidos com afinco no dia a dia desta Instituição. Serão evidentes sinais do compromisso que temos de anunciar ao mundo inteiro a Boa Nova de Jesus Cristo, divino mestre e educador. Aos olhos dos Frades, portanto, está na frente da educação é essencialmente anunciar Jesus Cristo”, ressaltou o Ministro.

O encerramento do evento foi realizado pelo vice-reitor, Frei Thiago, abordou a alegria de gradativamente as atividades presenciais retornarem. “O Importante é dizer que nós trabalhamos muito para esse retorno às atividades presenciais, que já começaram acontecer no semestre passado. Aos poucos retornamos presencialmente e investimos para voltar com segurança. Agora então, a nossa principal acolhida é aos nossos estudantes, professores e os nossos trabalhadores técnico-administrativos, que desde o dia 3 de janeiro já estão atuando presencialmente. A Mantenedora chama a Casa Nossa Senhora da Paz, mas todas as nossas casas, todas as nossas unidades foram bem preparadas, bem estruturadas para que a gente pudesse acolher novamente todos de forma presencial”, finalizou o vice-reitor.

Histórico de Notícias