Curso de Arquitetura e Urbanismo da USF realiza visita guiada ao Triângulo Histórico de São Paulo

03/06/2022

A Universidade São Francisco (USF) promoveu juntamente com o Curso de Arquitetura e Urbanismo dos Câmpus Campinas e Itatiba participaram no dia 02/06/2022 da Visita Guiada ao Triângulo Histórico de São Paulo. O objetivo dessa visita foi proporcionar aos estudantes a oportunidade de conhecerem as edificações religiosas responsáveis pelo estabelecimento da cidade de São Paulo na Colina de Piratininga. Tratam-se do Convento de São Francisco, do Mosteiro de São Bento e da Igreja da Ordem Terceira do Carmo, os três vértices de um triângulo isósceles dentro do qual se estabeleceu a região central da cidade, que viria a se tornar a maior Metrópole da América Latina.

O roteiro teve início com a visita ao complexo do Largo de São Francisco, onde os alunos puderam conhecer as dependências da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP, local onde outrora funcionava o Convento de São Francisco, cujo incêndio afetou inclusive a Igreja de São Francisco, outro edifício que pode ser visitado pela turma, tendo ali a oportunidade de reconhecer os remanescentes do Barroco no Brasil.

Na sequência, rumaram para a Igreja da Ordem terceira de São Francisco, onde foram agraciados com a possibilidade de conhecer ambientes exclusivos do edifício e as estruturas em pau-a-pique e taipa das paredes da igreja finalizada em 1787, bem como um acervo de Arte sacra restrito aos religiosos.

Todo esse percurso contou com palestras do Frei Alvaci Mendes da Luz que relatou sobre suas pesquisas acerca da história da produção artística e arquitetônica dos Franciscanos, bem como de sua importância para a consolidação da cidade de São Paulo, depois de sua fundação pelos jesuítas.

A segunda parte da visita ocorreu no Mosteiro de São Bento, onde ainda acompanhados pelo Frei Alvaci, alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer a  Basílica Abacial Nossa Senhora da Assunção (Igreja de São Bento)  e a beleza  da construção atual foi erguida no período de 1910 a 1922, inspirada na tradição eclética germânica, e foi projetada pelo arquiteto Richard Bernd.

Por conta do adiantado da hora, decorrente dos demorados deslocamentos na capital, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo acabou fechando antes da chegada do grupo e sua visitação ficou programada para uma nova oportunidade.

Histórico de Notícias