Alunos do Curso de Farmácia participam da 6º mostra de Trabalhos Integrados: Adote uma Molécula

05/07/2022

A apresentação do trabalho celebra o encerramento do módulo Concepção dos Medicamentos e Insumos, sendo desenvolvido pelos alunos do 5º semestre dos câmpus Bragança Paulista e Campinas, sob coordenação dos professores Aline Cremonesi, Carlos Eduardo Pulz Araújo, Joaquim Gilberto de Oliveira, Mariana Budóia, Michelle Carneiro Polli Parise e Rosa Rodrigues.

A proposta consiste em proporcionar aos alunos a vivência na prática do planejamento de novos fármacos com auxílio de programas computacionais. Esse trabalho, caracterizado pela integração de todas as disciplinas do módulo, é baseado em metodologia ativa de ensino.

No projeto “Adote uma Molécula”, os alunos propõem uma nova molécula, derivada de um fármaco já existente. O projeto teve início logo no primeiro mês de aula, onde cada grupo recebeu um fármaco de origem natural, sintética ou semi-sintética. Ao longo do semestre os acadêmicos foram conhecendo as ferramentas utilizadas no planejamento de fármacos, e com auxílio de programas computacionais, propuseram um novo derivado do fármaco com alguma vantagem terapêutica. O trabalho finaliza com a mostra de Trabalhos Integrados: Adote uma Molécula, que aconteceu no mês de junho.