2º encontro da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil

19/08/2022

Representantes da Universidade São Francisco (USF) participaram, nos dias 17 e 18 de agosto, do Encontro da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, na Fraternidade São Boaventura, Campo Largo (PR).

Na ocasião, estiveram reunidos frades da Casa de Nossa Senhora da Paz - Ação Social Franciscana (CNSP - ASF), a reitoria da USF, representantes da UNIFAG, Instituto Teológico Franciscano (ITF) e Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ). Durante o encontro foram compartilhadas as Diretrizes da Frente de Evangelização da Educação (2022-2027). “É importante que o conceito de evangelização se renove para que possa dialogar com os diferentes mundos, como o mundo da educação: científico e extensionista. A evangelização não deve estar restrita ao mundo religioso. A construção do plano de evangelização na educação não é uma tarefa exclusiva, precisa ser uma tarefa inclusiva”, explicou o reitor da USF, Frei Gilberto Garcia.

O evento é continuidade do encontro que foi realizado no 1º semestre de 2022, no Câmpus Bragança Paulista da USF, em que estiveram reunidos mais de 80 participantes, entre eles frades, a reitoria, coordenadores de cursos, núcleos e departamentos administrativos da USF.  Neste segundo encontro, foi apresentada a metodologia de trabalho desenvolvida pela USF, todos os setores envolvidos, além de todas as potencialidades, desafios e ações propostas. Depois das falas de abertura, foram montados grupos de trabalho com o objetivo de desenvolver coletivamente assuntos relacionados ao carisma franciscano, a promoção da evangelização a partir de sua missão e os principais desafios e as potencialidades evangelizadoras da USF.

No Câmpus Bragança Paulista foram elaborados grupos de trabalho para a elaboração do planejamento de ações da USF a partir das diretrizes da Frente de Evangelização da Educação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Os próximos encontros serão realizados ao longo do semestre para dar continuidade às contribuições dos grupos de trabalho.

Histórico de Notícias