Professor da USF recebe Prêmio Nacional de Cirurgia Brant Paes Leme pela 4º vez e se torna recordista

01/09/2022

O professor de Medicina da Universidade São Francisco (USF) e Coordenador do Programa de Residência Médica em Coloproctologia do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus (HUSF), Dr. Carlos Augusto Real Martinez  recebeu pela quarta vez o Prêmio Nacional de Cirurgia Brant Paes Leme, honraria concedida pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) ao melhor trabalho científico na área de clínica cirúrgica realizado durante o ano. Com a conquista, o profissional se tornou o recordista da galeria de condecorados, que reúne os principais expoentes da área.

A avaliação dos trabalhos ocorre de forma anônima. A Comissão Avaliadora do CBC recebe os estudos mediante pseudônimos e avalia os méritos técnico-científicos sem levar em consideração os profissionais e as instituições onde foram realizados. Após a escolha do melhor projeto, representantes do órgão colegiado abrem um envelope lacrado e revelam a identidade do vencedor.

A quarta conquista do Dr. Martinez ocorreu através do estudo intitulado Efeitos da terapia biológica com inflicimab no conteúdo de colágeno em segmentos do cólon e reto com e sem trânsito intestinal. “O principal mérito do trabalho foi oferecer uma opção terapêutica inédita, com o objetivo de reduzir a incidência de uma complicação cirúrgica grave que pode ocorrer após a reconstituição do trânsito intestinal, chamada fístula”, detalha o médico.

“Estou extremamente contente por conquistar o Prêmio Brant Paes Leme pela quarta vez e gostaria de dedicá-lo a toda a comunidade discente e docente do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus e da USF. É preciso destacar que esse trabalho só foi possível graças à colaboração do Prof. José Aires Pereira e demais coautores”.

O estudo premiado em 2022 foi fruto da Dissertação de Mestrado da ex-residente Bruna Zini de Paula Freitas e da Tese de Doutorado do Dr. Antônio José Tibúrcio Alves, cuja parte experimental foi realizada na USF. Em ambos os trabalhos, Dr. Martinez atuou como professor orientador. “E contamos ainda com a colaboração imprescindível do Dr. Fábio Guilherme Campos, da Faculdade de Medicina da USP, e dois médicos assistentes do Serviço de Coloproctologia do HUSF: Drª. Roberta Laís Mendonça de Mattos e Dr. Danilo Toshio Kanno”, finaliza.

Dr. Martinez conquistou o Prêmio Nacional Brant Paes Leme pela primeira vez em 1989, com um trabalho realizado a partir de sua Dissertação de Mestrado. O segundo ocorreu em 2011, através de um estudo que teve como base sua Tese de Livre-Docência. Por sua vez, o terceiro veio em 2017, com a Tese de Doutorado do Prof. José Aires Pereira, que também é coautor do estudo premiado neste ano.

Histórico de Notícias