NAEPE promove ação de inclusão para estudante do Curso de História do Polo Cambuí (MG)

17/10/2022

O Núcleo de Atenção Educacional e Psicológica para estudantes (NAEPE) da Universidade São Francisco (USF) proporciona as melhores condições no processo de ambientação na universidade. Realiza ações de atendimento psicológico, psicopedagógico e o acompanhamento direto aos nossos estudantes com deficiência ou necessidades educativas especiais.

Dentre os projetos do NAEPE, está o INTEGRA, que promove para os estudantes às melhores condição para que ocorra a inclusão e a acessibilidade necessária para uma aprendizagem de qualidade, garantidas pela Lei 13.146 de julho de 2015, que trata do direito à educação. Dentre os direitos, aqueles que necessitam de tecnologia assistiva como a gravação de áudios, ledores de telas, intérprete de LIBRAS, intérprete orofacial, aulas legendadas. Vejam a história da estudante do Curso de História do polo Cambui (MG), Izamara Aparecida Cruz, que tem deficiência visual e recebeu no dia 7 de outubro, um Chromebook adaptado com audiodescrição, para que ela possa assistir suas aulas e realizar suas atividades acadêmicas, com autonomia e independência.  Esta estudante, assim como outros com a mesma deficiência, recebem além do auxílio tecnológico, o acompanhamento de um assistente de aluno, auxiliando com orientações pedagógicas, quando solicitadas no dia a dia dos cursos de graduação. “O recurso da audiodescrição é indispensável para a formação da estudante frente a deficiência visual que ela tem. Frente aos objetivos do Projeto INTEGRA, a estudante será acompanhada com todos os recursos necessários até o final da sua graduação”, comentou a coordenadora do NAEPE, professora Cassia Bighetti.

Para o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o NAEPE tem um papel fundamental na integração do estudante no ambiente universitário. “O NAEPE auxilia na garantia do bem-estar do estudante, com atenção aos aspectos emocionais e educacionais de forma humanizada, alinhada com a missão franciscana”, afirmou o Pró-Reitor.