handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Turmas 2 e 3 encerram módulo Aspectos jurídicos do MBA de Gestão Educacional da USF

25/10/2022
Compartilhe:
Turmas 2 e 3 encerram módulo Aspectos jurídicos do MBA de Gestão Educacional da USF

A Universidade São Francisco (USF) promoveu nos dias 13 e 14 de outubro as atividades presenciais do MBA em Planejamento e Gestão Educacional, que integram o módulo Aspectos Jurídicos em Gestão Educacional, ministrados para as turmas 2 e 3. Esses foram os últimos encontros, antes da avaliação final. 

No dia 13, quinta-feira, foi ministrada a aula do advogado Carlos Magno de Souza, que abordou o workshop “Principais passivos trabalhistas das Instituições de Ensino Superior”. “Hoje esse aspecto de gestão e trabalho nas instituições é um dos principais passíveis, inclusive sendo responsável pelo fechamento de várias empresas e decretação de falências. É importante que a instituição tenha dedicado um tempo a promover esse curso, porque a gente vê na prática aspectos que às vezes passam longe do campo de atuação. É muito importante a iniciativa, sendo uma forma de prevenção dos riscos trabalhistas em uma IES séria e coerente, como a USF”, explicou Magno. 

No dia 14, foram apresentados os projetos de intervenção desenvolvidos pelos grupos, sob orientação da professora Viviane de Arruda Pessoa Oliveira, que foi a tutora no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Entre os temas apresentados estão processos de avaliação do Ministério da Educação, Modelos de Teletrabalho e trabalho híbrido e implantação de empresa júnior. “São projetos de intervenção que pensam nas melhorias do corpo docente, para os funcionários e aos alunos. São projetos que impactam diretamente a questão da avaliação das universidades. O módulo é fundamental, já que a legislação se altera a todo momento, além de questões do dia a dia do gestor”, ressaltou a professora durante a apresentação dos grupos. 

No período da tarde, as atividades começaram com uma sessão de relaxamento ministrada pela professora Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos e na sequência o professor Frederico apresentou aspectos do direito do consumidor que impactam a administração universitária. “Um dos grandes gargalos que temos no passivo processual são geralmente as relações de consumo e trabalhistas das instituições, porque o estudante demanda muito e reflete na imagem das IES. Trazemos ferramentas para melhorar e consolidar a marca da Universidade. Olhar para o consumidor de maneira individual”, disse o professor. 

As turmas 2 e 3 agora têm até o dia 25 de outubro para responderem, individualmente, as questões finais do módulo, disponíveis na Sala Virtual. 

Compreende-se que, ao exercer seu papel enquanto gestor acadêmico, o profissional em educação que não exerce atividades de modo direto na área jurídica, obtém conhecimentos que lhe permite diálogos frente ao complexo sistema normativo educacional brasileiro.