FAPESP aprova projeto do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da USF com parceria internacional

02/12/2022

Na última semana o PPG em Ciências da Saúde da USF recebeu uma excelente notícia, a aprovação de um novo projeto de pesquisa financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Intitulado “Investigação racional do potencial de cepas de Aspergillus produtoras de lipases: da prospecção de genes à aplicação em modelos de enantiosseletividade”, o estudo envolve uma equipe interdisciplinar formada por pesquisadores da USF, UNIFAG, UFABC e da Universidade Técnica da Dinamarca (DTU - Technical University of Denmark -Department of Biotechnology and Biomedicine) e contará com seis estudantes de graduação e pós-graduação.

Esse projeto é um desdobramento de trabalhos anteriores do grupo, cuja parceria nasceu em 2020, quando a docente do programa, profa. Patrícia Carvalho realizou o estágio de pós-doutoramento na DTU. O foco do projeto está no desenvolvimento de estratégias inovadoras na área da genômica e metabolômica, visando a obtenção de novas enzimas com características melhoradas como potenciais biocatalisadores para a indústria farmacêutica. A expectativa é que as atividades tenham início em fevereiro de 2023.

O projeto está sendo acompanhado pela Novozymes Innovation A/S uma empresa multinacional de biotecnologia que tem se destacado pela sua capacidade de inovação no setor de enzimas, o que amplia a relevância e as possibilidades de aplicação dos resultados do projeto.

Para a Profa. Iara Tescarollo, coordenadora dos Núcleos de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa Acadêmica, trata-se de um projeto inovador que prevê a incorporação prática dos resultados no setor farmacêutico, abre oportunidades para preparar graduandos e pós-graduandos de alto nível para o mercado de trabalho, qualifica a internacionalização na USF e contribui para o desenvolvimento científico, consolidando as pesquisas realizadas no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.

Para o professor Dilnei Lorenzi, Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, a USF incentiva e apoia as pesquisas desenvolvidas nos programas de pós graduação stricto sensu e firma, cada vez mais, seu compromisso em viabilizar projetos financiados por órgãos fomento como a FAPESP, que buscam parcerias nacionais e internacionais, que trazem contribuições para múltiplas áreas do conhecimento, que gerem impactos positivos e com repercussão na sociedade, e que possam promover o bem-estar coletivo.