II Pitch Deck: apresentação dos projetos de inovação do PPGSS Ciências da Saúde

14/12/2022
II Pitch Deck: apresentação dos projetos de inovação do PPGSS Ciências da Saúde

Estudantes do PPGSS em Ciências da Saúde participaram no dia 30/11 do II Pitch Deck, uma rodada de apresentação dos trabalhos desenvolvidos no componente curricular “Inovação e Empreendedorismo em Saúde''.

Durante o semestre, as equipes participantes fizeram brainstormings e, com a ajuda de técnicas de design thinking, elegeram uma ideia para ser desenvolvida na área da saúde, que atendesse às demandas de inovação da sociedade e do mercado. Ao longo do semestre, os estudantes fizeram levantamento em bancos de patente para verificar atividade inventiva, pesquisa de mercado e posicionamento do produto, e elaboraram um plano financeiro e um plano de negócios.

Ao final, as equipes apresentaram os trabalhos na forma de Pitch, com até 5 minutos de exposição, avaliados por uma banca examinadora, composta pelo Prof. Dilnei Lorenzi, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, e pela Prof. Iara Lucia Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu e do Núcleo de Pesquisa Acadêmica.

Como esse componente foi aplicado na forma gameficada, e a cada fase do projeto as equipes eram pontuadas. A performance no Pitch, juntamente com as entregas feitas ao longo do semestre, elencou uma equipe vencedora, composta pelas estudantes Alquiandra Mançano e Tammyris Silveira, que desenvolveram um projeto sobre a utilização de um fungo adicionado a um fertilizante, capaz de remover microplásticos do solo e alimentos, reduzindo o impacto ambiental e levando a uma melhora na saúde dos consumidores.

“O desenvolvimento de projetos de inovação na área da saúde é um desafio, principalmente os de hard sciences, como é o caso do trabalho vencedor, que envolve muita pesquisa e altos riscos, o que gera dificuldade para se obter financiamento”, comenta a Prof. Juliana Mozer Sciani, responsável pelo componente curricular. “No entanto, ter essa visão da inovação é um diferencial para os estudantes identificarem oportunidades de fazer empreendedorismo científico e prosseguir na carreira da pesquisa, dentro e fora da universidade, contribuindo de forma efetiva para resolver os problemas da sociedade”, comenta a professora.

Outros projetos foram brilhantemente desenvolvidos, como Enxaguante Bucal Natural, a base de Quercetina, BRresearch – plataforma para gerenciamento de atividades de pesquisa, e aplicativo para a prática laboratorial de anatomia. Alguns deles já estão em fase de protótipo e continuarão no desenvolvimento para a obtenção do produto final.