Presença do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores

06/02/2023
Presença do Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores

De 30 de janeiro a 07 de fevereiro esteve entre nós o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, 60, italiano nascido em Roma. Ele é o 121º sucessor de São Francisco e o Superior Geral de todos os Frades da OFM de todo mundo, e dedicou este tempo para estar com os frades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, mantenedora da USF.

No dia 03 de fevereiro ele teve um Encontro com os Frades do Regional de São Paulo, no Convento São Francisco, Largo São Francisco, SP. O Encontro começou com o almoço às 13h e às 14h30 o Ministro Geral   reuniu frades onde tratou de alguns assuntos tais como: somos Irmãos integrados no Serviço; há desafios na Ordem, precisamos definir algumas prioridades de ação; o tema do retorno a nossa Identidade é urgente; um momento de rever a nossa presença no mundo. Também ouviu os Irmãos das 11 Fraternidades do Regional de São Paulo a partir da pergunta: Que desafios vocês veem a partir da Fraternidade? Falou-se da Formação Permanente; dos trabalhos além do espaço paroquial; carência do povo e sede de franciscanismo; uma Espiritualidade que  saia dos templos, como readequar nossos espaços; a pastoral ecológica integral, Espiritualidade de Ação na Vida e Vocação, Integração entre História e Espiritualidade, uma nova busca espiritual; o narcisismo de alguns frades a partir do individualismo que se transforma num narcisismo patológico, novas formas de evangelização e muitos outros assuntos.

Às 17h foi celebrada a Eucaristia seguida de um jantar-recreio.  No dia 05, domingo, o Ministro Geral visitou a Fraternidade de Bragança Paulista onde esteve com nossos confrades que ali são acompanhados na sua idade avançada e questões de saúde. Celebrou a Eucaristia às 10h e fez uma frutuosa conversa com a Fraternidade local.  Todos se encantaram com a sua simplicidade, objetividade e tranquilidade. Às 14h30 o Ministro Geral fez uma visita às instalações da USF passando por vários setores acompanhado do Definidor para a América Latina, Frei César Kulkamp OFM, e os cinco frades que atuam na USF.  E na segunda feira, dia 06, às 9h da manhã, em São Paulo, o Ministro Geral e o Definitório da Província tiveram uma reunião com a Diretoria e os Conselheiros da Casa Nossa Senhora da Paz (CNSP) onde ouviu e comentou o relatório apresentado que tratou a importância da USF como plataforma educacional e evangelizadora da Província e da Ordem.

O histórico da CNSP, a Ação Social Franciscana; a gratidão pela importância da vocação educadora, o perfil dos colaboradores; o perfil dos estudantes, os programas de inclusão ao Ensino Superior, a Unifag,  Funclar, o impacto social, a extensão universitária, parcerias com religiosos e religiosas,  o alcance dos custos de extensão, o organismo da CNSP, Missão, Visão e Valores.  O Ministro Geral mostrou-se interessado, fez perguntas, esclarecimentos e comentários pertinentes.  Agradecemos a Frei Massimo Fusarelli por sua simpatia, presença fraterna que nos trouxe muita luz e esperança. Paz e Bem!