USF recebe da Prefeitura de Itatiba o alvará das obras do Hospital Veterinário Universidade São Francisco (HVUSF)

14/02/2023

A Universidade São Francisco (USF) promoveu no dia 14 de fevereiro, no Câmpus Itatiba, a solenidade de entrega do alvará de aprovação do projeto e autorização da construção do Hospital Veterinário Universidade São Francisco ( HVUSF).

O evento reuniu  representantes da USF, como o Diretor Presidente da Mantenedora e Vice-Reitor, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, o reitor, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, o diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti, a coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professora Cristina Freitas Nunes. Representando o poder público, estiveram presentes o Prefeito de Itatiba, Thomás Capeletto de Oliveira, Secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Gustavo Cosenza e   Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Agricultura, Douglas Baptistella.

Os estudantes do Curso de Medicina Veterinária terão acesso a atividades práticas e vivência, onde aplicarão os conhecimentos adquiridos em casos reais supervisionados pelos profissionais e corpo docente. “Trata-se do maior projeto de cuidado animal de Itatiba e região. Essa interação com esse setor da sociedade será muito mais intensificada com essa iniciativa. Destaco a importância do ponto de vista da formação profissional do nosso estudante. Nunca podemos deixar de lembrar  que a função primária dessa obra é a formação estudantil, profissional dos futuros profissionais da área veterinária, aliada ao poder público no cuidado animal”, explicou o Reitor da USF.

O HVUSF também beneficiará à comunidade, uma vez que oferecerá atendimento de excelência, com equipamentos de tecnologia de ponta ao público, alinhado às melhores práticas.. Entre os serviços que serão oferecidos estão: Clínica e Cirurgia de Pequenos Animais; Clínica e Cirurgia de Ruminantes e Equinos; Clínica e Cirurgia de animais silvestres e exóticos; Serviços de Patologia Animal e Cremação; Diagnóstico por imagem; Diagnóstico laboratorial; Inseminação Artificial e Reprodução Animal e Obstetrícia e Ginecologia. “O sonho da população itatibense  e de qualquer cidade é ter um hospital veterinário. Trazer serviço de alta complexidade  para a nossa Itatiba. Acredito que é um ganho gigantesco para as pessoas que trabalham na causa animal. Tenho  certeza que isso vai de encontro com o que a gente precisa. Uma cidade que está crescendo, se desenvolvendo, o hospital vem ao encontro do que a gente quer”, destacou o Prefeito durante a assinatura.

Os estudantes do Curso de Medicina Veterinária passarão a realizar atividades no local a princípio a partir do 3º semestre do curso. O diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti, ressalta a importância do espaço para as atividades práticas e para toda a comunidade que poderá ser atendida no local.“O Hospital  é  essencial para a formação dos nossos estudantes e contribuirá com a população, com certeza trará ainda mais visibilidade ao Câmpus de Itatiba e uma aproximação da Universidade com a comunidade”, explicou o diretor do Câmpus.

A expectativa é que as obras sejam finalizadas no final do primeiro semestre de 2023.

Histórico de Notícias