handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF e GX realizam a primeira Feira Internacional de Educação no Câmpus Bragança Paulista

10/03/2023
Compartilhe:
USF e GX realizam a primeira Feira Internacional de Educação no Câmpus Bragança Paulista

O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) da Universidade São Francisco (USF), em parceria com a GX Intercâmbio, promoveu a primeira Feira Internacional de Educação de Bragança Paulista e região, a International Educational Fair, nos dias 07 e 08 de março de 2023.

O coquetel e cerimônia de abertura foram realizados presencialmente no dia 07, na Cozinha Experimental e no Salão Nobre respectivamente, e estiveram presentes na solenidade: o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, a coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais, professora Cristiane Ferraz e Silva Suarez, a diretora da GX Intercâmbio, Andressa Godoy, o prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré, o Secretário Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), Jota Malon, a secretária de Cultura e Turismo de Bragança Paulista, Vanessa Nogueira, e o Cônsul Geral da Bélgica em São Paulo, Matthieu Branders. 

“Queremos oferecer ao estudante todas as vivências que uma Universidade pode proporcionar, que vão muito além do ensino em sala de aula.  A experiência da internacionalização é uma delas. Por meio do Intercâmbio, o estudante pode aprimorar um segundo idioma e desenvolver competências importantes para o mercado de trabalho. Por acreditar na formação integral do estudante, que pode ingressar na Graduação e passar também por uma Pós-Graduação, a USF investe em parcerias de internacionalização, extensão, empreendedorismo e inovação, possibilitando um ensino dinâmico e compatível com os novos desafios profissionais”, ressalta o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi.  

Após a abertura do evento, a mesa redonda com o tema “A importância da Internacionalização na Educação” contou com representantes de cinco instituições estrangeiras sendo: o Gerente de Recrutamento de Estudantes Internacionais da Dukes Education (Inglaterra), Matthew McLarty, o Gerente Regional Sênior do Grupo de Educação da Asia Pacific University of Technology and Innovation (Malásia), Thomas Tanama, o especialista em Educação Superior Internacional da University Canadá West (Canadá), João Negro, o Diretor Gerente da Empresa Taurus Care Service (Alemanha), Carsten Knigge, e representando o Brasil, a Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da USF,  professora Patricia Carvalho.
No dia 08, o evento contou com workshops e palestras com temas relacionados a experiência internacional na educação e o impacto na carreira profissional, bem como relatos de experiências de intercâmbio, estágios e pesquisas em diferentes países. Ao todo, foram 22 estandes para atendimento ao público e 14 instituições estrangeiras parceiras estiveram presentes na feira.

A coordenadora do Núcleo de Relações Internacionais da USF, professora Cristiane Suarez, reforça a relevância da International Educational Fair para a educação. “Compreendendo a internacionalização como uma forma de contribuir para a disseminação de novos conhecimentos e competências que facilitam a busca por soluções para problemas locais e globais, a USF e a GX Intercâmbio tiveram a iniciativa de organizar esta feira,  a fim  de contribuir com o fomento de experiências internacionais para a formação pessoal, acadêmica e profissional. Contamos com a participação de parceiros internacionais, que prontamente aderiram a ideia e aos quais somos muito gratos”. 

A Universidade recebeu alunos do ensino médio de oito escolas da região Bragantina para participarem do evento que, juntamente com os acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação da USF, totalizaram cerca de 1.200 participantes.

A diretora da GX Intercâmbio, Andressa Godoy, comenta e reforça a importância da internacionalização na educação  “Em um mundo onde as fronteiras estão cada vez mais fluidas, a internacionalização se torna uma necessidade na formação de nossos estudantes, não apenas para garantir sua empregabilidade no futuro, mas também para ampliar suas perspectivas de vida, aprender sobre diferentes culturas e pontos de vista, e enriquecer sua experiência educacional”, finaliza. 

 

Palavras-chave


Histórico de Notícias