handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Administração da USF inaugura Simulador de Gestão Empresarial

21/03/2023
Compartilhe:
Administração da USF inaugura Simulador de Gestão Empresarial

O Curso de Administração da Universidade São Francisco (USF), inaugurou em 2022, a utilização do Simulador de Gestão Empresarial Bernard como estratégia de ensino. De acordo com o coordenador do curso, Prof. Luis Afonso Azzi, a iniciativa faz parte de um processo de renovação das práticas didáticas adotadas pelo curso para dinamizar o ensino, potencializar o aprendizado, mas sobretudo, manter o curso atualizado em relação à metodologias ativas e à avanços tecnológicos no campo da educação. 

O software de simulação empresarial é um recurso potente para preparar o futuro administrador para uma gestão integrada, holística e sistêmica. Permite ao estudante uma experiência imersiva na gestão de empresas e na tomada de decisões. O simulador é bastante realista e divide as atribuições em quatro diretorias: produção, comercial, recursos humanos e financeira. Trabalhando em equipes os estudantes precisam analisar o desempenho operacional da empresa, a fim de produzir com eficiência os produtos demandados pelo mercado, mantendo a sustentabilidade financeira e o engajamento de funcionários, fornecedores e clientes. 

Para a Profa. Simone Cristina Spiandorello, docente que ministrou esse componente curricular a simulação é muito próxima do real cotidiano das empresas e tem uma integração muito grande, favorecendo aos estudantes a constatação da interdependência entre os setores de uma organização: ?a simulação é muito realista, as decisões de uma diretoria têm impacto direto sobre os resultados das demais diretorias, da empresa como um todo e de sua participação de mercado, não apenas em termos de market share, mas também, de branding.? Para a professora, o resultado de cada rodada de decisões leva as equipes a uma maior compreensão da gestão de uma empresa: ?As decisões comerciais como preço, parcelamento e juros influenciam bastante no volume de demanda e por isso, precisam ser decidas em conjunto, pois a empresa precisa estar preparada para atender um aumento de demanda, ou ao contrário, para arcar com os custos de estocagem de produtos não vendidos. O simulador também prevê a necessidade de empréstimos, investimentos e aplicações financeiras para que a experiência de gestão financeira seja muito próxima dos desafios reais das empresas? explica a professora.  “O curso de administração é um dos mais procurados no país e há um amplo mercado de trabalho para seus egressos, mas é preciso manter-se atualizado e preparado para os desafios profissionais em uma área que é fortemente impactada pelos avanços tecnológicos, por isso a simulação empresarial por meio de softwares representa um forte diferencial para os alunos do curso”, afirmou o Prof. Luis Afonso Azzi. 

Palavras-chave


Histórico de Notícias