Turma 4 do MBA em Gestão Educacional participa do Workshop sobre vivências e experiências na construção do portfólio

22/03/2023

No dia 23 de fevereiro, na Universidade São Francisco (USF), Câmpus Bragança Paulista, a turma 4 do MBA em Planejamento e Gestão Educacional ofertado pelo Programa de Formação Continuada da USF - Programa CHAVE, participou do Workshop "Processo de construção do portfólio: vivências e experiências", com Profa. Renata Bernardo, do Curso de Pedagogia.

O objetivo do encontro foi apresentar a proposta do Portfólio enquanto ferramenta dinâmica para fomentar o desenvolvimento de competências dos pós-graduandos, durante sua trajetória de formação profissional no MBA em Planejamento e Gestão Educacional. Foram discutidos no evento o conceito de portfólio no contexto do MBA, as possibilidades de formato do portfólio, as sugestões de itens para compor o portfólio e suas plataformas de construção.

Os estudantes irão iniciar a construção do Portfólio com a redação da Carta de Intenções e do Memorial de Formação. Trata-se de momento de reflexão individual, quando cada estudante é convidado a contemplar sua trajetória de formação e profissional e, a partir deste ponto, colocar sua atenção nos deslocamentos de aprendizagem realizados ao longo do curso.

Segundo a Profa. Renata Bernardo, que acompanhará os estudantes neste processo, a escrita do memorial é um momento de autorreflexão sobre a trajetória de formação em que as pessoas podem revisitar as escolhas e caminhos trilhados na formação profissional com o intuito de refletir o devir, ou seja, quais serão os próximos passos para o impulsionamento da carreira. "O movimento é olhar para suas memórias, percorrer novamente o caminho e lançar -se para o futuro próximo", finaliza a docente.

Histórico de Notícias