Núcleo de Prática Jurídica da USF promove visita e participação em audiência do TJ-SP a estudantes do Curso de Direito

13/04/2023

Estudantes do Curso de Direito da Universidade São Francisco (USF), por meio de seu Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), participaram de audiência real realizada no Fórum Armando Rodrigues, da comarca de Itatiba-SP, no dia 10 de abril. Nessa oportunidade, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo também proporcionou aos alunos da Universidade São Francisco visita técnica a todas as repartições de sua estrutura judiciária (Tribunal do Júri, Sala de Audiência, Ofícios Judiciais, Administração, Assistência Social, Distribuidor, Central de Mandados, entre outras), bem como rica apresentação sobre o lançamento da pedra fundamental do Fórum Itatibense (ocorrido em 4 de março de 1969).

Participaram da audiência, na qualidade de estagiários constituídos pelo Núcleo de Prática Jurídica, os alunos André Campos Frare, Charles Robert Takahashi Ikeda, Letícia de Moura Pereira, Nathalia Dalla Vecchia Falcão e Sara Regina Alves de Jesus, todos envolvidos na atuação do caso conduzido pela Advogada do Núcleo, Dr.ª Emanuelle Mario de Paula. Realizada na 1ª Vara Cível, a Audiência proporcionou aos alunos acompanharem de perto a atuação de uma Juíza, Advogados e demais participantes do processo.

Sobre a importância das atividades reais promovidas pelo Núcleo de Prática Jurídica da Universidade São Francisco, o Coordenador-Geral do NPJ, Prof. Diego Dall’ Agnol Maia explica que: “Toda prática jurídica real possibilita que o aluno amplie os conhecimentos sobre os diversos fenômenos sociais que resultam em conflitos jurídicos e, deste modo, espaços como o Tribunal de Justiça de São Paulo, especificamente, na 1ª Vara Cível da Comarca de Itatiba, tornam possível a integração entre Universidade e Comunidade. O resultado é o aumento da qualidade na formação prático-jurídica e, também, a soma de competências para atuação nas diversas carreiras jurídicas. A oportunidade de assistir a atuação da Juíza, Escreventes e Advogada e, posteriormente, dialogar sobre a experiência jurídica com o acolhimento proporcionado pela Dra. Renata Heloisa da Silva Salles é, sem dúvida, um momento inesquecível na formação dos alunos e, também, um modelo de educação que está preocupado com o aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e, principalmente, com o relacionamento humano”.

“É preciso pautar o conhecimento teórico na vivência real dos Tribunais, dos escritórios e de outros ambientes que fazem parte do Direito. Isso permite ao aluno, após formado, sentir-se seguro e apto a atuar, pois já foi preparado e, portanto, ambientado está, com aquele local ou situação da prática”, comentou o Prof. Caio Miguel, Coordenador-Adjunto do NPJ da USF (Câmpus Itatiba).

Histórico de Notícias