Estudantes de Direito da USF recebem mensagens de incentivo em visitação ao TRT-15

17/04/2023

Na última quarta-feira, dia 12 de abril, um grupo de estudantes do curso de Direito da Universidade São Francisco (USF), do  8º semestre de Itatiba, 9º semestre de Campinas, Itatiba e uma turma de 1º ano de Campinas, visitaram o edifício-sede do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Os estudantes foram acompanhados pela professora Sabrina Moschini (USF).

Na chegada, os visitantes posaram para a tradicional foto em frente ao edifício da sede judicial e, em seguida, foram encaminhados ao Plenário Ministro Coqueijo Costa, localizado no 3º andar, onde foram fotografados com a beca utilizada nas sessões de julgamento.

Ainda no plenário, os futuros operadores do Direito foram acolhidos pelo desembargador Carlos Alberto Bosco, diretor da Escola Judicial do TRT-15, que incentivou os visitantes a buscarem conhecimento e aprimoramento. “Vocês são o futuro e serão vencedores no que se propuserem”, encorajou o desembargador.

O grupo acompanhou ainda parte de uma sessão de julgamento da Seção de Dissídios Coletivos, que também ocorreu no plenário da Corte. Antes de dar início à sessão, o desembargador João Alberto Alves Machado, vice-presidente judicial e presidente da SDC por delegação, falou aos estudantes sobre a jurisdição do TRT-15 e explicou sobre a composição e competência das Seções Especializadas.

A atividade ainda contou com uma visita guiada ao Centro de Memória, Arquivo e Cultura (Cmac), espaço destinado a contar a história da Justiça do Trabalho, composto de documentos, fotografias e obras de arte que retratam a luta dos trabalhadores desde a escravidão. Nesse espaço, os alunos puderam conhecer a evolução do direito do trabalho desde tempos remotos até os dias atuais.

No auditório da Escola Judicial, os alunos foram recepcionados pelo desembargador Edison dos Santos Pelegrini, que compartilhou sua história de mais de 30 anos na Justiça do Trabalho. Para o desembargador Edison Pelegrini, a visita dos alunos ao Tribunal é importante para “saírem do abstrato dos bancos da faculdade e conhecerem a Justiça na prática”. O desembargador também incentivou os estudantes a se esforçarem pelo que desejam. “O que você quiser fazer, você consegue, na maioria das vezes, com sacrifício e esforço. É você que faz a diferença na sua vida”, reforçou.