handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Projeto de Extensão com estudantes do Curso de Medicina da USF ganha desdobramento em nível Regional em escolas de Bragança Paulista

24/04/2023
Compartilhe:
Projeto de Extensão com estudantes do Curso de Medicina da USF ganha desdobramento em nível Regional em escolas de Bragança Paulista

O projeto de extensão “Conversa Sem Vergonha: prevenção para adolescentes, sexualidade e gênero” foi proposto por um grupo de estudantes do Curso de Medicina da Universidade São Francisco

(USF), coordenado pela professora Estela Marcia Flores Gianesella e realizado na Escola Estadual “Desportista Inaldo Manta” no 2º semestre de 2022, com o acompanhamento do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT). O projeto ganhará continuidade em outras escolas de Bragança Paulista em 2023.

Segundo a professora Estela, a Diretoria de Ensino Regional de Bragança Paulista (DER-BP) convidou o grupo de alunos responsável pelo projeto para apresentar a experiência exitosa numa reunião com as 65 escolas da região. Como resultado, cerca de 20 escolas da cidade e região pretendem dar continuidade ao projeto de extensão sobre prevenção na adolescência. “Tais desdobramentos mostram como são positivos os impactos das ações de Extensão da USF na comunidade”, disse a professora Estela, agradecendo à professora Vanessa, da DER-BP e ao grupo de alunos, liderado por Elena de Carvalho Tassoti, atualmente do Centro Acadêmico Rolando Tenuto (CART).

O projeto “Conversa Sem Vergonha: Métodos preventivos, gênero e sexualidade para adolescentes” informou sobre a saúde sexual dos adolescentes através de vários encontros interativos e consecutivos na escola, alcançando mais de 140 alunos do Ensino Fundamental II.

Também no semestre passado, mais um projeto de extensão sob coordenação da professora Estela, com apoio do NEXT e parceria com a  Delegacia de Ensino Regional de Bragança Paulista (DER-BP), esteve em prática na mesma escola rural - “Primeiros Socorros: redução de agravos”. Ele reuniu mais de 80 alunos de Medicina e foi desenvolvido por iniciativa do CART. Levou orientações de primeiros socorros à escola estadual de forma teórica e prática, e mostrou a importância do conhecimento em primeiros socorros, inclusive em Saúde Mental (a pedido da escola).  Em 2022, o projeto foi premiado no V Simpósio Regional do COAPES (Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde) - “Mostra de Experiências Exitosas Sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade”.

Os alunos que desenvolveram os 2 projetos tiveram aulas preparatórias com especialistas. Ambos os projetos de extensão avaliaram seus resultados e foram divulgados em evento acadêmico regional como experiências exitosas, agora com os desdobramentos acima apresentados.