USF promove evento científico “Crescimento sustentável: pesquisa, coletividade e gerações futuras”

09/05/2023

Entre os dias 05 e 06 de maio de 2023, a USF realizou mais uma edição do evento online que integra os Encontros de Iniciação Científica, dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, da Extensão e dos Estudos do Ser Humano Contemporâneo, que neste ano teve como tema central “Crescimento sustentável: pesquisa, coletividade e gerações futuras”. Este título foi inspirado a partir da Campanha da Fraternidade que elegeu para 2023 “Fraternidade e Fome” e no tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável” que foi definido pela Organização das Nações Unidas e sua agência para educação, a Unesco, com o objetivo de ressaltar os possíveis impactos das ciências básicas para futuro do planeta. Essas temáticas estão alinhadas com as áreas estratégicas para pesquisa na USF, as quais foram definidas levando-se em consideração os desafios globais, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o planejamento estratégico institucional.

O encontro tem se consolidado como um espaço de divulgação dos resultados dos projetos de iniciação científica, tecnológica e de extensão de estudantes de graduação da USF e de outras instituições, além de pesquisas realizadas modalidade de iniciação científica no Ensino Médio. Estudantes dos cursos de mestrado e doutorado também puderam apresentar seus principais resultados de pesquisa. Em termos quantitativos foram 890 inscritos para as sessões remotas e mais de 2.500 inscrições para as atividades online. Nas sessões de apresentação de trabalhos, estiveram presentes avaliadores representantes do CNPq e de outras instituições de ensino nacionais e internacionais. Os membros do Comitê Institucional do Programa de Iniciação Científica da USF também desempenharam importante atuação na avaliação dos trabalhos e condução das sessões temáticas. Os melhores trabalhos foram classificados para premiação dentro das modalidades disponíveis em cada sessão e organizados por área de pesquisa.

A programação contou com a acolhida da reitoria, evento cultural “Nós de Circo”, foram discutidos assuntos relacionados à internacionalização na USF, Extensão e curricularização, reflexão franciscana e ainda, os seminários dos ESHC com o tema “O artífice, o guerreiro e o faminto: uma saga humana contemporânea”. A palestra de abertura contou com a participação de Luciana Chinaglia Quintão, fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos, que abordou a questão da fome no Brasil e no mundo na palestra “Inteligência Social - transformando o mundo ao seu redor”. Seu livro “Inteligência Social, a perspectiva de um mundo sem fome(s)” foi gentilmente disponibilizado pela autora, na página no evento, com acesso livre.

Para professor Dilnei, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão “os encontros integrados buscam promover a visibilidade das pesquisas realizadas na USF, incentivar o desenvolvimento intelectual contínuo dos estudantes e estimular o processo de investigação científica, nos diferentes campos da ciência, da tecnologia da inovação e das práticas extensionistas, na busca de alternativas sustentáveis para a preservação da vida”.

Para professora Iara Tescarollo, coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica e Núcleo de Pós-Graduação Stricto sensu “eventos científicos representam um importante espaço para disseminação de informações, partilha de experiências e aprendizagem, onde está em foco a valorização do protagonismo estudantil e o compromisso de despertar vocações para o campo da ciência”.

Toda programação permanece ativa e pode ser assistida no canal Youtube da USF, Clique aqui! As premiações podem ser conferidas na página da Iniciação científica, Clique aqui!

Histórico de Notícias