Estudantes e docentes da USF ganham prêmios da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC)

30/06/2023

O estudante Felipe Eduardo Valencise foi bolsista de iniciação científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) sob orientação do Prof. Dr. Fernando Augusto de Lima Marson, Docente do programa de Pós-Graduação (PPG) em Ciências da Saúde, da Universidade São Francisco (USF), e ganhou o primeiro lugar do Grande Prêmio Mérito Acadêmico com o trabalho intitulado “Profile of coronavirus disease enlightened asthma as a protective factor against death: An epidemiology study from Brazil during the pandemic”.

O estudo foi publicado no periódico Frontiers in Medicine e é resultado de amplo levantamento com pacientes hospitalizados no Sistema Único de Saúde (SUS), que mostra que além de não ser um fator de risco associado à mortalidade, a asma pode ter um papel protetor na infecção pelo SARS-CoV-2 e no desenvolvimento de quadros de maior gravidade. Do estudo, também participaram o aluno do Curso de Medicina, Rafael Fumachi Bredariol, a aluna de doutorado do PPG em Ciências da Saúde, Nathália Mariana dos Santos Sansone e a médica Andressa Oliveira Peixoto.

Matheus Negri Boschiero, também aluno de iniciação científica do Prof. Fernando e bolsista da FAPESP, ganhou terceiro lugar com o trabalho “Clinical characteristics and comorbidities of COVID-19 in unvaccinated patients with Down Syndrome: first year report in Brazil”. O estudo foi publicado no periódico Human Genetics, e mostra que pacientes não vacinados com Síndrome de Down afetados pela COVID-19 tiveram uma alta taxa de letalidade e um perfil diferente para comorbidades, sintomas clínicos e tratamento.

Deste estudo, também participaram a aluna de doutorado do PPG em Ciências da Saúde Camila Vantini Capasso Palamim e a docente do mesmo programa Profa. Dra. Manoela Marques Ortega.
No mesmo evento, o Prof. Fernando recebeu o Grande Prêmio de Mérito Científico pelo estudo “Can continuous glucose monitoring predict cystic fibrosis-related diabetes and worse clinical outcome?”, publicado no Jornal de Pneumologia e que possui como co-autores Ms Mariana Zorron, Prof. Dr. André Moreno Morcillo, Dra. Aline Cristina Gonçalves, médica Mayra de Souza El Beck, Prof. Dr. José Dirceu Ribeiro, e Prof. Dr. Antônio Fernando Ribeiro.

Os trabalhos publicados citados estão disponíveis nos links: Frontiers e JBP.

Histórico de Notícias