Representantes da USF recebem comenda da Prefeitura de Bragança Paulista

28/07/2023
Representantes da USF recebem comenda da Prefeitura de Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista homenageou, no dia 27 de julho, com a entrega das Comendas Antônio Pires Pimentel e Ignácia da Silva Pimentel, pessoas e instituições que se destacaram na promoção do município de forma relevante. Da Universidade São Francisco (USF), receberam a comenda o Frei Pedro Pinheiro, OFM, e a professora Maria de Fátima Guimarães.

A homenagem vem como forma da Administração Municipal valorizar as ações desenvolvidas em prol de Bragança Paulista. A Sessão Solene de homenagem ocorreu no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid. Contou com a presença do reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, do prefeito do município, professor Amauri Sodré da Silva, e autoridades locais.

Ao receber a Comenda, foi destacada toda a trajetória acadêmica da professora Maria de Fátima na Universidade, além do trabalho profundo no acervo histórico da cidade desenvolvido no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH) da USF. “A homenagem foi fruto do trabalho coletivo junto ao acervo documental do CDAPH/USF, iniciativas e pesquisas sobre história local que desenvolvemos há anos. Reafirma a excelência do CDAPH/USF e a inserção social do órgão, a partir de seu pertencimento a uma Universidade comunitária e confessional. Além disso, no evento, observou-se a contribuição da USF na formação de diferentes profissionais que atuam na Região Bragantina”, explicou a professora.

Frei Pedro atua no Núcleo de Extensão Universitária da USF e desenvolve obras que utilizam material plástico de reciclagem como matéria-prima. Mostra que a reciclagem pode ser uma solução viável e inspiração para as pessoas repensarem seu papel na preservação do meio ambiente.

Ao receber a comenda, Frei Pedro destacou a encíclica "Laudato Si", publicada em maio de 2015, pelo Papa Francisco sobre o cuidado com o meio ambiente e com todas as pessoas, bem como questões mais amplas da relação entre Deus, os seres humanos e a Terra. “Enfatizo a encíclica, na qual fala da nossa casa comum. A minha satisfação é perceber a obra traçando o seu caminho. A partir do momento em que você compartilha a obra e ela é compreendida”, destacou Frei Pedro.

As Comendas são ofertadas para artistas, intelectuais, profissionais de saúde, empresários, grupos e associações.

Exposição

A exposição “O Universo Plasticoceânico”, no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid, que tem apoio do 21º Festival Arte Serrinha, pode ser visitada até o dia 31 de agosto, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 18h. Aos sábados e domingos, das 10h às 17h, gratuitamente.

Histórico de Notícias