Frades visitam USF durante período de férias

01/08/2023
Frades visitam USF durante período de férias

Durante o mês de julho, os frades franciscanos da Universidade São Francisco (USF) receberam os frades Manuel Katchingangu Singue e Francisco Barbosa Mouzinho Júnior, que integram a Fraternidade Franciscana São Boaventura, em Campo Largo, Paraná. O objetivo foi apresentar às atividades desenvolvidas pela USF na frente de evangelização em educação.

Durante os quinze primeiros dias, os frades visitantes desenvolveram atividades artísticas, acompanhando Frei Pedro Pinheiro, OFM, que atua no Núcleo de Extensão Universitária da USF e desenvolve obras que utilizam material plástico de reciclagem como matéria-prima. "O intuito foi entrar em contato com a parte mais artística, de arte sacra. Isso instigou o lado mais criativo, instantâneo e trabalhos mais específicos, como a maneira que ele utiliza materiais reciclados", comentou Frei Francisco.

Também acompanharam o lançamento da exposição "O Universo Plasticoceânico", no Centro Cultural Prefeito Jesus Adib Abi Chedid. "Foi uma experiência única. Chamou-me a atenção o fato do Frei nos explicar que faz arte não por uma questão de consumo, mas sim por uma necessidade, uma forma de viver. Foi uma maneira de desconstrução", explicou Frei Manoel.

Na segunda parte da visita, os frades puderam desenvolver atividades no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa em História da Educação (CDAPH), do Campus Bragança Paulista. Puderam trabalhar no acervo e análise de documentação, além de conhecer toda a dinâmica administrativa da Universidade. "Vir para a USF nos permitiu enxergar a atuação franciscana e o dia a dia de trabalho, sem perder o foco na espiritualidade franciscana", destacou Francisco.

Para Manoel, o período na USF permitiu a ampliação da visão da atuação franciscana. "Foi uma novidade, não tinha esse conhecimento dessa atuação dos frades no ambiente universitário e da Pastoral dentro da Instituição. Foi uma experiência acolhedora e permitiu-nos sentirmos parte", completou Manoel.

Histórico de Notícias