USF participa da 11ª Caminhada Franciscana da Juventude

08/08/2023
USF participa da 11ª Caminhada Franciscana da Juventude

A Pastoral Universitária da Universidade São Francisco (USF) esteve presente na 11ª Caminhada Franciscana da Juventude em terras capixabas que contou com a presença de mais de 300 participantes: jovens, adultos, religiosos e leigos comprometidos.

O evento ocorreu em Vila Velha-ES nos dias 29 e 30 de julho de 2023. Após a acolhida e oração inicial na Chácara Perin começamos a caminhada. O início do Caminho foi pela praia: “Assim como as águas do mar encontram a areia no seu vai e vem, nos caminhos da vida, também vamos encontrando o Senhor”! Pela praia, seguindo e deixando pegadas, fomos ao encontro do Crucificado.

Na Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, encontramos no ícone da Cruz de São Damião. Assim fomos colocados diante do Cristo Vivo e Ressuscitado que, de braços abertos nos acolhe e nos envolve em seu Amor-doação. Despedimo-nos da areia fofa, do balanço das ondas e da brisa suave para fazermos a experiência das montanhas, um lugar tão citado no Evangelho como lugar de encontro e oração. Subimos o morro do Moreno cercado da Mata Atlântica com seus trechos sinuosos e fomos presenteados com uma bela vista panorâmica da Baia de Vitória. E em nosso coração repetíamos: “Mestre, é bom estarmos aqui”!  Descemos o morro e, no Santuário do Divino Espírito Santo, da paróquia Nossa Senhora do Rosário, contemplamos a cena do Presépio onde, o Deus Menino se encarna, fazendo-se um de nós. Adoramos Deus no Santíssimo Sacramento do altar e com sua bênção e proteção terminamos nosso dia junto às famílias acolhedoras.

No domingo passamos o dia com Maria, Nossa Senhora das Alegrias, a Senhora da Penha. Carregando seu andor, rezando, refletindo e cantando, subimos rumo ao Convento da Penha, onde participamos da Celebração Eucarística e peregrinamos por tão belo e santo lugar. Descemos o morro acompanhados do Congo Beatos de São Benedito. A alegria, a dança, o canto e a devoção impulsionaram a juventude ladeira a baixo. Seguimos até a Igrejinha Nossa Senhora do Rosário, a mais antiga do Brasil em atividade atualmente.

Avisos, orações, agradecimentos, confraternização e uma sensação de que realmente o “caminho se faz caminhando”, encerrou-se a 11ª caminhada e iniciou-se a caminhada de comprometimento com a Igreja de Jesus Cristo, lá onde a vida de cada jovem acontece. Este evento visou formar jovens que possam ser multiplicadores do anúncio e comprometidos com suas paróquias e comunidades levar a Paz e o Bem!

Histórico de Notícias