USF promove integração da pesquisa científica entre jovens talentos do ensino médio

16/08/2023

Nos dias 23, 26 e 28 de junho o programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde da Universidade São Francisco (USF), com apoio do Núcleo de Pesquisa Acadêmica, realizou a II Feira da Saúde nas escolas públicas estaduais de Bragança Paulista Dr. Fernando Amos Siriani, Prof. Paulo Silva e Ministro Alcindo Bueno de Assis.

Durante o evento, os alunos do programa de iniciação científica para o ensino médio da USF expuseram, aos colegas e professores, os conhecimentos científicos e tecnológicos desenvolvidos sob orientação dos pesquisadores doutores Manoela Ortega, Fernando Marson, Miguel Conceição, Leonardo Messias e Fábio da Silva. Foram apresentadas pesquisas realizadas sobre os temas: “Associação da cisticercose com a epilepsia: como evitar e como tratar?”; “O papel da atividade física na prevenção do câncer” e “Novos tratamentos farmacológicos para anemia falciforme”.

O evento contou com mais de 300 participantes, entre professores e alunos das escolas envolvidas, e que puderam prestigiar os trabalhos realizados pelos bolsistas do programa em Ciências da Saúde. O principal objetivo é valorizar a participação de jovens talentos na pesquisa e promover a educação científica no ensino médio.

"Foi o primeiro contato que tivemos dentro de um laboratório, vimos instrumentos interessantes, trabalhamos com cultura de células, chegamos a extrair DNA de uma linhagem de câncer cerebral e também fomos orientados por alunos da graduação, mestrado e doutorado. Esta oportunidade que tivemos dentro da universidade, como alunos do ensino médio da rede pública, nos fez sentir importantes e valorizados", comenta um dos alunos participantes.

A USF, por meio do Núcleo de Pesquisa Acadêmica, promove anualmente a seleção de estudantes para desenvolver atividades no Programa de Iniciação Científica, Tecnológica e de Extensão (PICITExt), na modalidade voltada ao ensino médio. O programa busca despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre os jovens das escolas públicas. As inscrições deste ano estão abertas e disponíveis no site da USF no tópico "Iniciação Científica" até 22/08: Clique aqui para maiores informações!

Histórico de Notícias