Turma 3 do MBA em Planejamento e Gestão Educacional da USF iniciam o módulo Mentoring

24/08/2023

A Universidade São Francisco (USF) promoveu nos dias 17 a 18 de agosto as atividades presenciais da turma 3 do MBA em Planejamento e Gestão Educacional, com o Módulo Mentoring. Este módulo tem como proposta promover reflexões sobre autoconhecimento, trabalho em equipe, pontos fortes, pontos de melhoria, competências técnicas e socioemocionais, crenças e valores, liderança, visão sistêmica e orientação de carreira em um processo crítico-reflexivo quanto as dinâmicas e inter-relações organizacionais para melhorar o desempenho profissional.

No dia 17, os estudantes foram recepcionados pelo Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi e a coordenadora do MBA, professora Marcia Aparecida Antonio.  “O MBA permite olhar para aspectos pessoais e da carreira profissional.  Momento rico e importante institucionalmente. O MBA não é simplesmente um crescimento institucional, mas com um olhar para a singularidade de cada um de vocês”, ressaltou o pró-reitor.

Na sequência, o professor Luiz Carlos Garcia, ministrou o workshop Eneagrama das personalidades, uma técnica de autoconhecimento. “O autoconhecimento é a primeira coisa para a eficiência na profissão. Se você não se conhecer dificilmente  terá sucesso na vida. O eneagrama tem a facilidade de ser muito simples e trazer um modelo mental para cada um e avaliar o que precisa ser desenvolvido. É um instrumento fantástico no sentido  de se conhecer e conhecer o outro.  Criar uma empatia  maior. No ambiente  corporativo trás uma riqueza imensa. Se as equipes não têm autoconhecimento, não conseguem trabalhar em equipe”, explicou o professor.

Na sexta-feira, dia 18 de agosto, a professora e tutora do módulo, Priscilla Perla Tartarotti von Zuben Campos, trabalhou o Projeto de Vida com os estudantes, a partir de um instrumento elaborado pelas professoras Priscilla e Marcia Aparecida Antonio, visando não apenas a elaboração de projetos futuros, mas especialmente conferir sentido e significado à vida - em meio às constantes transformações - que o gestor educacional vivência. Os estudantes participaram de uma meditação de descompressão e em seguida compartilharam suas experiências.  “Sou grata pela oportunidade de conduzir o encontro com a turma 3. Foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora, na qual compartilhamos momentos de descompressão, reflexão e alinhamento em relação aos projetos de vida e competências. Durante o encontro, a oportunidade de relaxar e, mais importante, de nos conectar com nossa missão, visão e valores pessoais e profissionais. A colaboração e a confiança demonstradas por todos os participantes foram elementos essenciais que tornaram este encontro verdadeiramente memorável. Fiquei emocionada com a disposição de todos para compartilhar suas experiências pessoais, o que reforçou a importância do trabalho conjunto que realizamos. Acredito que esses momentos de introspecção e crescimento são fundamentais para o desenvolvimento tanto pessoal quanto profissional de cada um de nós. Expresso minha profunda gratidão à USF e a todos os envolvidos por tornar essa ação possível. É um privilégio trabalhar ao lado de indivíduos tão comprometidos e inspiradores”, destacou a professora.

Os encontros finais ocorrem nos dias 14 e 15 de setembro, com a apresentação das partilhas de experiência e projetos de vida.

Histórico de Notícias