USF inaugura ampliação da Clínica Odontológica de Alta Tecnologia

29/08/2023
USF inaugura ampliação da Clínica Odontológica de Alta Tecnologia

A Universidade São Francisco (USF) inaugurou nesta segunda-feira, dia 28 de agosto, a ampliação da Clínica Odontológica de Alta Tecnologia, no Câmpus Bragança Paulista. O evento dá continuidade às celebrações dos 50 anos do Curso de Odontologia.

A abertura contou com a presença do Reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, além da participação do Diretor-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz , Vice-Reitor  e coordenador do Núcleo de Extensão Universitária, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Diretor Geral da Mantenedora e do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel Moura Cabral, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; Diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti; Diretora Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; o coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitório Mazzuco Filho. O prefeito de Bragança Paulista, Amauri Sodré, a Secretaria de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, a articuladora do COAPES regional, Lisamara Dias de Oliveira Negrini, o professor Miguel Simão Haddad, representando o Presidente da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas e representando a presidência da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista (APCD), Thais Bonilha. Além do Frei Tadeu Oliveira,  e André Aparecido de Oliveira, representando a diretoria do HUSF.

O Reitor destacou o compromisso da Universidade com os diferentes atores sociais. "Este investimento destina-se à formação estudantil, ao aprimoramento da docência aqui na Universidade, e juntamente a isso, à prestação de serviço à população local e regional. Esse é o papel da academia. Se uma academia não une pesquisa, ensino e extensão em diálogo permanente com os setores da sociedade, ela não pode ser considerada uma academia, não desempenhando o papel de transformação social das pessoas e dela própria. Este momento de hoje traduz de maneira profunda esse pacto com o poder público, a sociedade, os docentes e os discentes", detalhou o reitor da USF.

Durante o evento, o Prefeito de Bragança destacou o compromisso da USF com à população da cidade e região. “Hoje estamos aqui aumentando esse número de cadeiras para atender a população bragantina. Só temos a agradecer a USF por estar em nosso município”, afirmou.

Assim como ressaltou a secretária de Saúde. “Certamente contribuirá muito para a formação do aluno e sociedade. A USF é parceira do poder público. É uma felicidade estarmos aqui, contem sempre com a Secretária de Saúde”.

Foram inaugurados novos consultórios, totalmente equipados para atendimento à população, com espaços amplos, equipamentos diferenciados e de alta tecnologia para a realização das atividades do Curso. “No dia de hoje, 26 novos consultórios começam a fazer parte da rotina dos nossos acadêmicos, que potencializa os atendimentos a população bragantina e proporciona possibilidades de aprendizado. Unindo excelência do nosso corpo docente a uma infraestrutura de alta tecnologia”, explicou a coordenadora de Curso.

O Curso de Odontologia da USF completa cinco décadas de história, a cada semestre apresenta um aumento no número de novos estudantes matriculados, além de contribuição à saúde regional. Em  2023 temos mais de 700 estudantes em atividades clínicas de atendimentos direto à população e apenas no 1o semestre de 2023 foram realizados mais de 10 mil atendimentos. A expansão da infraestrutura, totalizando 677m² de área construída, possibilitará a ampliação no atendimento assistencial à população. “O investimento na ampliação e infraestrutura na melhoria da nossa Clínica de Alta Tecnologia vem ao encontro do compromisso compactuado pela USF com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), de maneira especial a ODS, número 3, que trata sobre saúde e bem-estar. Dessa forma, portanto, ampliamos a capacidade de atendimento as nossas clínicas”, salientou Frei Thiago.

O estudante de Odontologia da USF, desde o primeiro semestre do curso, tem vivências práticas em sua área de atuação profissional e em diversos ambientes que permitem o pleno desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. Assim, a USF sempre atenta às constantes demandas e necessidades, investe na expansão de infraestrutura para que o curso mantenha sua excelência e tradição.

A benção do espaço foi realizada pelo Frei Vitório e na sequência os convidados puderam conhecer os espaços.

Histórico de Notícias