USF inaugura Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF, no Câmpus Itatiba

29/08/2023
USF inaugura Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF, no Câmpus Itatiba

No dia 28 de agosto, a Universidade São Francisco (USF) promoveu a solenidade de inauguração das instalações da Clínica Veterinária e Centro Diagnóstico VETUSF, no Câmpus Itatiba.

A abertura contou com a presença do Reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, além da participação do Diretor-Presidente da Casa Nossa Senhora da Paz , Vice-Reitor  e coordenador do Núcleo de Extensão Universitária, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, Diretor Geral da Mantenedora e do Grupo Educacional Bom Jesus, Jorge Apóstolos Siarcos, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel Moura Cabral, do Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi; Diretor do Câmpus Itatiba, professor Renato Pezenti; Diretora Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa; Diretor do Câmpus Campinas, professor Paulo Silveira, o coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitório Mazzuco Filho. A coordenado do Curso de Medicina Veterinária, Cristina Freitas Nunes, assessor da Coordenação do Curso, Tony Picoli e a Gestora da Clínica VET USF, Ana Maria Rita Moraes Nardi. O prefeito de Itatiba, Thomas Antonio Capelatto de Oliveira, o Secretario de Meio Ambiente e Agricultura, Alberto Hiroshi Bando, Secretario de Saúde, Renan Dias Irabi, Secretaria de Governo, Jackeline Roberta Boava, Secretario Jurídico, Antônio Carvalho e Coordenador de Gabinete e Assuntos Estratégicos, Gustavo Cosenza. “Se não houver uma integração com os diferentes setores da sociedade, nada disso teria a importância que tem, além do ensino e aprendizagem. A Universidade só tem sentido se estiver integrada com a sociedade. Por isso, que destaco o que pode ser feito na pesquisa, na extensão e no ensino serão importantes para nossos estudantes e para a região”, declarou o Reitor da USF.

Para o prefeito, o novo espaço contribuirá para a cidade e reforça a parceria histórica da USF com o poder público. “Ver pronto para ser utilizado é motivo de orgulho para Itatiba, cidade privilegiada por ter um espaço como esse. Agradecer a parceria que a Universidade tem com o município, sempre uma história de parceria”, disse o Prefeito.

Com cerca de 1.000 m², o espaço conta com infraestrutura e tecnologia de ponta para o atendimento clínico de animais de pequeno e grande porte, além de ser um centro de diagnóstico para atender aos tutores e médicos veterinários parceiros, oferecendo desde análises clínicas de rotina até testes mais complexos como de biologia molecular (PCR) e histopatologia, os quais representam um grande diferencial. “A Clínica representa nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica. Os alunos têm um ambiente prático e real. Estamos abrindo portas para tratamentos e protocolos que beneficiam a saúde animal e também humana”, ressaltou a coordenadora do Curso.

Todo o atendimento será realizado pelos médicos veterinários da Clínica, que contam com ampla experiência nas respectivas áreas de atuação, acompanhados pelos estudantes do Curso. Assim, os estudantes terão a oportunidade de vivenciar cenários de consultas clínicas, análises laboratoriais, exames de imagem (ultrassom e raio-x), cirurgias e atendimentos a animais de pequeno e grande porte, além de selvagens e exóticos.

Nesta primeira fase do programa de atendimento, a VETUSF desenvolverá as atividades voltadas para as rotinas de estágio curricular do Curso de Medicina Veterinária. Em breve, há planos de expansão do atendimento, uma vez que a clínica conta com amplos recursos de diagnóstico.  “Na Perceptiva franciscana, é fundamental a dimensão de fraternidade, que expressa o desejo de Francisco de Assis em construir em fraternidade com seus irmãos e irmãs.  Assim, o projeto da nossa Clínica Veterinária que foi discutido para chegar ao melhor projeto”, disse o vice-reitor.

Os participantes da cerimônia tiveram a oportunidade de visitar os espaços e conhecer toda a infraestrutura. “O Patrono dessa instituição inovou quando teve uma sensibilidade ecológica. A USF oferece uma resposta concreta ao seu carisma franciscano, que a move diariamente”, explicou o Diretor do Câmpus, professor Renato Pezenti.

Histórico de Notícias