USF sedia o encerramento do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde)

19/09/2023

A Universidade São Francisco (USF) promoveu na quinta-feira (14/09), o encerramento do Programa de Educação Pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), projeto “Qualidade de Vida e Saúde como prioridade 2022/2023”, no Salão Nobre, do Câmpus Bragança Paulista.

Ao todo, houve 50 participantes, sendo 33 acadêmicos, 08 preceptores (profissionais da rede), 08 tutores (professores) e 01 coordenadora geral, receberam seus certificados.

O objetivo do projeto foi promover o fortalecimento da formação no/para o SUS visando a inserção dos cursos da área da saúde da Universidade São Francisco (USF) em ações voltadas à melhoria dos índices de qualidade de vida e saúde dos trabalhadores de saúde e comunidade bragantina no que tange a vigilância das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS) e o aprimoramento da Integração Ensino Serviço-Comunidade (IESC), por intermédio do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES).

“A USF está muito orgulhosa, pois é a décima edição em que participa em parceria com a Secretaria de Saúde. É uma parceria exitosa porque de um lado a universidade ganha cenários de presença de estágios dos nossos estudantes e as unidades ganham processos qualificantes com a presença de nossos professores. É um momento importante da formação do estudante nas ações práticas, na realidade, do que irá encontrar no dia a dia na sua profissão”, falou o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF Dilnei Lorenzi

Durante o período, foram realizadas diversas atividades como visitas técnicas, grupos focais com atores da Atenção Primária de Saúde, levantamento de dados epidemiológicos em sistemas de informação do SUS sobre o panorama da integração ensino-serviço-comunidade, panorama das doenças crônicas não transmissíveis, simpósio regional e mostra de experiências exitosas, cursos de aperfeiçoamento entre outras ações.

Participaram da solenidade de encerramento o Prefeito Prof. Amauri Sodré, a Secretária de Saúde Marina de Oliveira, a Vereadora e Presidente da Câmara Municipal Gislene Bueno (Gi Borboleta), a Coordenadora do Projeto Profª Lisamara Negrini, o Pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão da USF Dilnei Lorenzi, a Diretora do Câmpus Bragança Paulista Patrícia Teixeira Costa, o Presidente do Conselho Municipal de Saúde Eusébio Luís Mourão, alunos e servidores da Secretaria de Saúde.