Estudante do curso de Engenharia Química da USF participou de um Congresso Internacional

17/10/2023

O estudante de Engenharia Química da Universidade São Francisco (USF), Grabriel Brocchi Alves do Amaral e a professora Roberta Martins da Costa Bianchi, integrante do grupo de pesquisa em Meio Ambiente e Sustentabilidade (GPMAS), participaram no mês de outubro do congresso internacional XXI B-MRS Meeting 2023 (Brazilian Materials Research Society), em Maceió-AL.

O congresso foi dedicado aos recentes avanços e perspectivas da ciência e tecnologia dos materiais, sendo esta uma das áreas que o grupo vem desenvolvendo extenso trabalho.  O trabalho apresentado no congresso, intitulado “STUDY OF METALS RECOVERY FROM PHOTOVOLTAIC PANELS THROUGH ACID LEACHING”, contou com a colaboração da empresa BYD que forneceu os painéis fotovoltaicos, da professora Laira Lúcia Damasceno de Oliveira, do curso de Biomedicina e do professor Filipe Alves Coelho, curso de Engenharia Química.

A pesquisa apresentada no congresso é fruto dos resultados do projeto de pesquisa Estudo dos Processos de Recuperação de Metais de Placas Fotovoltaicas (edital PROEPE/PROAP 4/2023).

Os sistemas fotovoltaicos têm uma vida operacional de aproximadamente 25 anos, em relação a eficiência das placas solares.  Porém, o sistema é formado por circuitos e elementos eletrônicos com variados tempos operacionais, por exemplo, as baterias para armazenamento de energia. A troca de cada um desses componentes pode gerar resíduos do processo.

Neste contexto, o projeto tem como objetivo estudar os processos eficientes para recuperar os metais presentes nas placas solares, como também avaliar os efeitos e a fitotoxicidade de amostras de metais provenientes de placas fotovoltaicas após o processo de lixiviação ácida por meio de bioensaios utilizando a espécie Lactuca sativa (Plantae, Magnoliophyta), em condições de laboratório.

Histórico de Notícias