Estudantes do Curso de Engenharia Agrônomica da USF realizam estudo de Melhoramento Genético e Biotecnologia

26/10/2023

Estudantes do 6° semestre do curso de Engenharia Agronômica da Universidade São Francisco (USF), do Câmpus Itatiba, realizaram uma visita técnica à empresa Sakata Seeds Sudamérica, em sua sede em na cidade de Bragança, na última segunda-feira, 23 de outubro. A experiência teve como objetivo o estudo de componente curricular de Melhoramento Genético de Plantas, conduzida pela professora Livia Moura de Souza.

A visita proporcionou aos estudantes a oportunidade de conhecer de perto as técnicas de melhoramento genético e biotecnologia aplicadas na produção de sementes. A empresa Sakata Seeds Sudamérica, reconhecida internacionalmente por seu compromisso com a inovação e excelência no desenvolvimento de novas variedades de plantas, ofereceu aos estudantes um ambiente propício para a aprendizagem prática. Durante a visita, os estudantes puderam interagir com profissionais experientes da área e observar as instalações de pesquisa e desenvolvimento, onde foram apresentados aos processos de seleção e cruzamento de plantas.

O destaque da visita foi a introdução às técnicas de biotecnologia utilizadas para acelerar o processo de melhoramento genético. Os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer as práticas de biologia molecular e a importância da seleção assistida por marcadores moleculares.

Segundo a Profa. Livia Moura de Souza, a visita técnica à Sakata Seeds Sudamérica na cidade de Bragança foi uma oportunidade valiosa para os estudantes de Engenharia Agronômica aprofundarem seus conhecimentos sobre o melhoramento genético de plantas e as aplicações da biotecnologia nesse campo. A experiência prática e o contato com profissionais experientes enriqueceram a formação dos alunos, preparando-os para enfrentar os desafios da agricultura moderna e contribuir para o avanço da produção agrícola de forma sustentável e inovadora.

Histórico de Notícias