Projeto de extensão Conversa Sem Vergonha da USF recebe menção honrosa do COAPES

07/12/2023

O trabalho sobre o Projeto de Extensão “Conversa Sem Vergonha: Métodos preventivos, gênero e sexualidade para adolescentes”, recebeu menção honrosa na VI Mostra de Experiências Exitosas sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade do VI Simpósio Regional do COAPES, em 30 de novembro, no Câmpus Bragança Paulista da Universidade São Francisco (USF).

De iniciativa de sete estudantes do Curso de Medicina, entre elas Elena Tassote e Beatriz Ingrid Ide, o projeto é vinculado à Coordenação desse curso e ao Núcleo de Extensão desde 2022, sob orientação da profa. Estela Gianesella.

Neste semestre, o “Conversa Sem Vergonha” promoveu educação em saúde sexual para quase 500 alunos de quatro escolas estaduais de Bragança Paulista e capacitou 42 professores/coordenadores com vistas à sustentabilidade do projeto e ao enfrentamento de vulnerabilidades na saúde dos adolescentes. Também foi ampliado para mais 74 universitários de todos os Cursos de Saúde do Câmpus, para fomentar a interdisciplinaridade e o networking através de capacitação e da atuação prática em novos cenários. Foram mensurados impactos positivos para todos os envolvidos nesta extensão, com aprendizagens diferenciadas que só a Extensão consegue prover.

As parcerias com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Programa Municipal de Controle de IST/HIV/AIDS do SUS e com a Diretoria de Ensino Regional de Bragança Paulista (DER) foram estratégicas, e todo o planejamento das ações foi realizado de forma intersetorial. O grupo gestor do projeto também participou de três eventos e mostras regionais da DER, tendo o privilégio de conhecer as realizações da comunidade escolar pública.

Em 6 de novembro o “Conversa Sem Vergonha” representou a USF no XXX Encontro Nacional do ForExt - Fórum Nacional de Extensão e Ação Comunitária das Instituições Comunitárias de Educação Superior - realizado na Universidade da Região de Joinville – Univille.

O Instagram do projeto @conversa_sem_vergonha agora receberá conteúdos elaborados por estudantes selecionados dentro do projeto: já são 10 roteiros de vídeos cujas gravações estão sendo feitas no Estúdio TV USF.

As novas inscrições para o “Conversa Sem Vergonha” estarão abertas para os universitários de Saúde do Campus Bragança Paulista de 18/12/2023 até 25/02/2024. Inscreva-se!!!

Histórico de Notícias