USF inaugura mais um Câmpus em Campinas

22/03/2024
USF inaugura mais um Câmpus em Campinas

A Universidade São Francisco (USF) inaugurou na noite de quinta-feira, dia 21 de março, sua nova unidade em Campinas, o Câmpus Sagrado Coração, localizado no bairro Nova Campinas.

O evento contou com a presença do Presidente da Mantenedora e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, do Diretor Vice-presidente da Mantenedora, Frei Vitorio Mazzuco Filho, do Administrador Geral, Jorge Apóstolos Siarcos, do reitor da USF, Frei Gilberto Gonçalves Garcia, Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, do Pró-Reitor de Administração e Planejamento, professor Adriel de Moura Cabral, além dos diretores de Câmpus e coordenadores de Núcleos, estudantes, docentes e funcionários. Entre as autoridades estavam o representante da Província da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Daniel Dellandrea, assistente do Departamento Pedagógico da Secretária Municipal de Educação de Campinas, Ronald Marciano Júnior e o Conselheiro e presidente do Conselho Nacional de Educação, professor Luiz Roberto Liza Curi.

O novo endereço ofertará os seguintes cursos aos estudantes que quiserem ingressar no ensino superior: Biomedicina, Enfermagem, Engenharia de Computação, Engenharia Elétrica e Psicologia. “O que nos simboliza, emblema, como projeto político de educação da Universidade São Francisco sempre foi a ideia da integração de ensino, pesquisa e extensão, sendo entendido como um ensino inovador que está em grande mudança e em constante avaliação e a participação da comunidade acadêmica nesse projeto”, afirmou o reitor.

A USF está presente em Campinas desde 2001 e já contava com dois câmpus na cidade, localizados nos bairros Swift e Cambuí. “Reconhecer a grandiosidade desta instituição, a Universidade São Francisco, que há quase 50 anos tem oferecido a sociedade um ensino superior de excelência, promovendo o diálogo entre fé, cultura, ciência e vida. Nesta noite, temos a grata satisfação de celebrar a inauguração de uma nova unidade, ampliando a missão da USF de evangelizar e educar Marcando assim, mais um momento bonito em sua história”, comentou Frei Daniel Dellandrea.

O presidente da Mantenedora e vice-reitor da USF, Frei Thiago Alexandre Hayakawa, explica que o novo câmpus integra o projeto de expansão da Universidade na Região Metropolitana de Campinas. “Aqui neste chão, a Universidade São Francisco inicia uma nova trajetória na sua jornada de décadas à serviço da educação brasileira. Muitos sonharam, se dedicaram e trabalharam para a ampliação dos espaços  da USF nessa grande cidade de Campinas. Ao escolhermos essa cidade vamos ao encontro de um espaço urbano, com lugares multifacetados e polissêmicos. Atravessado por sujeitos e interesses diversos. Privilegiando a Instituição de Ensino, relações dialógicas, que acolhe diferentes vozes na construção plural do conhecimento”, explicou  Frei Thiago, durante o discurso de inauguração.

O presidente do Conselho Nacional de Educação ressaltou a importância de instituições de ensino seculares no Brasil, para o desenvolvimento da educação brasileira.  “Os franciscanos estão há quase mais de um século nesse processo, evidentemente, é um exemplo para todos nós. Tem muitas instituições seculares que perderam sua subjetividade, que voltaram para trás. O Brasil não pode permitir que a educação superior não seja uma alavanca para o futuro. Sem ela não teremos uma massa de profissionais em uma escala adequada para o nosso crescimento”, disse Curi.

Após a cerimônia, foi realizada pelo coordenador das Pastoral Universitária, Frei Vitorio Mazzuco a benção dos espaços do novo Câmpus.  Os convidados da cerimônia tiveram a oportunidade de visitar os espaços e conhecer toda a infraestrutura.

Vestibular e Oportunidades

As inscrições para o vestibular já estão abertas. Os interessados podem ainda ingressar com a nota do Enem. Como instituição filantrópica, a USF oferece várias opções de bolsas de estudo e descontos nas mensalidades. Saiba mais em usf.edu.br/vestibular.

Câmpus USF – Sagrado Coração

Av. Dr. Manoel Afonso Ferreira, 245. Nova Campinas