USF sedia VII Congresso Internacional Franciscano

02/04/2024
USF sedia VII Congresso Internacional Franciscano

Ocorre nos dias 19 e 20 de junho, na Universidade São Francisco (USF), o VII Congresso Internacional Franciscano, no Câmpus Sagrado Coração, em Campinas. Nesta edição, a temática do Congresso será “Regra Bulada, Presépio, Estigma: Luzes para a atualidade do franciscanismo”. O formato do evento será presencial com momentos on-line. Clique aqui e confira a programação.

O evento acontecerá no contexto do Centenário Franciscano, no qual recordaremos os 800 anos da Regra Bulada, do Natal de Greccio (2023), dos Estigmas (2024), do Cântico das Criaturas (2025) e, no seu auge, da Páscoa de Francisco (2026).

O evento contará com diversas atividades programadas como palestras, mesas redonda, comunicações oral, lançamentos de livros, apresentação de pesquisas de iniciação científica e momentos culturais.

Com o intuito de promover a consolidação do diálogo das pesquisas na temática, prevê-se uma outra edição de um VIII Congresso Internacional Franciscano para o ano de 2026.

Programação - 19/06

09h00 - Credenciamento (Presencial)

10h00 -  Abertura Jubileus Franciscanos (Presencial)

Moderadores:  Prof. Sandro Roberto da Costa, Instituto Teológico Franciscano - ITF; Prof. Gilberto Gonçalves Garcia, USF; Prof. Jorge Apóstolos Siarcos, FAE Centro Universitário; Profa. Renata Bernardo, USF.

Modalidade: Presencial com transmissão via Youtube.

Link para assistir, em breve.

10h30 - 11h30 - Palestra: A Regra de Francisco: um texto na história (La Regola di Francesco: un testo nella storia)
Palestrante: Daniele Solvi - é professor de Literatura Latina Medieval e Humanística na Universidade Campania Luigi Vanvitelli (Itália), membro da  AISSCA (Associazione Italiana per lo Studio della Santità, dei Culti e dell'Agiografia, Rome), do SISF (Società Internazionale di Studi Francescani, Assisi) e do Centro Internacional de Estudos e Pesquisas Franciscanas.

Moderador: Prof. João Mannes

Modalidade: Presencial com transmissão via Youtube

12h00 – Almoço

14h00 - 15h00 - Mesa-Redonda: Os desafios do franciscanismo na contemporaneidade

Palestrantes: Profa. Moema Miranda, Profa. Rosangela Pezoti; Prof. Alberto Moreira, Prof. Eduardo Brasileiro, Frei Marcelo Toyansk.

Moderador: Prof. Allan da Silva Coelho.

17h30 - 19h00 – Intervalo

19h00 - Palestra: O presépio de Greccio

Palestrante: Leonardo Boff

Moderador: Prof. Vitório Mazzuco

Programação - 20/06

09h00 - Palestra: Apparuit Effigies: os estigmas entre textos, imagens e meoria (Apparuit effigies: le stigmate fra testi, immagini e memória)

Palestrante: Adelaide Ricci - é professora na Universidade de Pavia, nas áreas de investigação:  história dos indigentes e das instituições de assistência social na Idade Média (norte da Itália); história urbana; Cremona medieval; território e toponímia (área da Lombardia e Emilia Romagna); polissemia e “maravilhoso” na Idade Média; fontes e textos medievais, especialmente da tradição hagiográfica.

Moderador: Prof. Gilberto da Silva

12h00 - Almoço

14h00 - 17h30 - Comunicações: Grupos de Pesquisa (Presencial)

17h30 - 19h00 - Intervalo

18h - 19h30 - Palestra: Regra bulada, presépio, estigma, luzes para a atualidade do franciscanismo

Modalidade: Presencial com transmissão via Youtube.

O evento é uma realização da USF, Intituto Teológico Franciscano e FAE