USF e FUNCLAR irão elaborar o Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar da Fauna de Bragança Paulista

No dia 5 de abril, a Prefeitura de Bragança Paulista, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente  e a Fundação Clara de Assis (Funclar), deram  um passo importante para a proteção e bem-estar da sua fauna doméstica e silvestre com a assinatura de contrato para  elaboração do Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar da Fauna, um instrumento estratégico que organizará, regulará e orientará a gestão pública municipal nessa área.

A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura, com a presença da Prefeita em  Exercício, Gislene Bueno; a Secretária de Meio Ambiente, Nádia Zacharczuk; os  representantes da Fundação Clara de Assis (Funclar) Frei Thiago Hayakawa (vice-reitor da USF), Prof. Joaquim Gilberto de Oliveira, que irá coordenar o projeto, e  Fabiana de Araújo Pinheiro, gestora administrativa da fundação; Vitor Pereira Perez, gestor da Dog Star Food Gabriela Moisés, da CATI; e Carolina Mourão, assessora da Secretaria de Meio Ambiente, entre outros.

Frei Thiago Hayakawa, explicou que Fundação Clara de Assis é quem viabiliza a prestação de serviços da USF. “Para nós, uma instituição franciscana, é gratificante cuidar da terra como casa comum, da qual fazemos parte”, disse.

Para o coordenador geral do projeto, prof. Joaquim Gilberto de Oliveira, professor da USF e ex-secretário do Meio Ambiente " O programa de proteção à fauna silvestre e doméstica de Bragança Paulista tem o objetivo de regulamentar o Plano Diretor Municipal no que diz respeito às políticas públicas para nossos animais. Em um ambiente cada vez mais degradado, o desafio de criar mecanismos de proteção à fauna silvestre vai desde estruturas de resgate até mesmo da proteção das florestas, habitat natural desses animais. Quanto aos animais domésticos, o desafio é disciplinar um setor multifacetário, organizando as várias ações já realizadas de forma a otimizar os recursos e melhorar ainda mais a qualidade da vida desses animais.

E o desafio da Funclar é exatamente o de reunir todos esses setores para uma ampla discussão, objetivando os melhores resultados para as políticas da fauna.”

O programa será desenvolvido em etapas, começando pela análise do diagnóstico, que será realizado em oficinas participativas. Nessa fase, serão discutidos os dados levantados sobre a fauna local, bem como aspectos relevantes para a elaboração do programa.

Em seguida, haverá a discussão e alinhamento conceitual, envolvendo reuniões com diversos atores da área ambiental, tanto governamentais quanto não governamentais, além da sociedade civil. Serão formados grupos de trabalho específicos para discutir diferentes temáticas relacionadas à proteção da fauna.

A elaboração do programa seguirá um roteiro bem definido, incluindo a análise e consolidação dos dados coletados, a elaboração do programa base, discussão com os gestores e outros participantes, e a produção do documento final.

O Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar da Fauna representa um compromisso do município de Bragança Paulista com a preservação da sua rica biodiversidade. Com a participação de diversos setores da sociedade, espera-se que o programa contribua significativamente para garantir um ambiente saudável e equilibrado para todas as espécies que compartilham esse espaço conosco.

Mais uma vez, a Universidade São Francisco, representada pela Funclar, segue seu caminho de auxiliar na discussão de políticas públicas regionais, visando colaborar com a sociedade na formação de um espaço cada vez mais justo e equilibrado.

Histórico de Notícias