No dia 29 de outubro, foi realizado nas dependências da cozinha experimental da Universidade São Francisco (USF), no Câmpus Bragança Paulista, um evento com usuários inscritos na ação “Respire Bem e Viva Melhor”, como parte integrante do Programa de Extensão Saúde e Comunidade.
A ação conta atualmente com 8 usuários do território que participam das reuniões semanais realizadas nas dependências da Unidade ESF Escola “São Francisco de Assis”, e 7 alunos dos Cursos de Enfermagem e Psicologia, que atuam voluntariamente atendendo ao edital deste semestre.
Os usuários tabagistas, durante o processo de cessação do fumo, queixam-se de ganho de peso e isso se deve ao fato das papilas bucais começarem a se reorganizar, considerando a não produção de substâncias tóxicas, sendo assim, eles sentem melhor o sabor dos alimentos, há um aumento de olfato e paladar essenciais à alimentação e o ganho de peso pode ocorrer em vários ex-tabagistas. A intervenção de um nutricionista torna-se essencial para apoio e orientação, e dentro do cronograma proposto pela farmacêutica Maiara Mirella dos Santos Maia responsável pela ação na unidade, o Curso de Nutrição, com apoio da prof Jessica Cumpian Silva e dos alunos estagiários, foi convidado a participar trazendo as informações necessárias no sentido de minimizar o ganho de peso o máximo possível.
O evento “Cozinha Saudável”, foi organizado para permitir que os usuários participantes da ação, pudessem conhecer de perto o preparo de alimentos saudáveis. A equipe de nutrição, realizou o preparo e a oferta de comidas do cotidiano brasileiro, no espaço da cozinha experimental da USF, ofertando: Strogonoff de Frango; Hambúrgueres; Bolo de Banana e Suco de abacaxi com a casca.
Agradecemos a USF, pelo apoio financeiro no preparo dos alimentos, e por prover o transporte ida e volta dos usuários que participaram do evento.
Na visão da farmacêutica Maiara, a Atenção Primária à Saúde (APS) configura-se como um cenário oportuno para a execução das ações de controle do tabagismo no território, permitindo que a cada semestre, mais usuários sejam convidados a participar da ação. Para os alunos que participam de maneira voluntária, é enriquecedor enxergar, que o espaço da unidade, está aberto para novas abordagens de promoção à saúde e prevenção à doença.