Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

Professoras, Doutorandos e Mestrandos da USF participam do XII SIGET na PUC-Minas

22/11/2024
Compartilhe:
Professoras, Doutorandos e Mestrandos da USF participam do XII SIGET na PUC-Minas

Entre os dias 19 e 21 de novembro, professoras, doutorandos e mestrandos da Universidade São Francisco (USF) marcaram presença no XII Simpósio Internacional de Gêneros Textuais (SIGET), realizado na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), em Belo Horizonte. O evento, que teve como tema central “Letramentos e desinformação: desafios para a democracia”, reuniu pesquisadores do Brasil todo para compartilhar estudos e experiências nos simpósios temáticos promovidos ao longo da programação.

A Professora Ermelinda Maria Barricelli, coordenadora do curso de Pedagogia da USF, participou do simpósio temático “Os gêneros textuais nas práticas formativas para a aprendizagem de línguas e para o desenvolvimento de professores e pesquisadores”. Em sua apresentação, trouxe o trabalho intitulado “O uso do esboço de maquete como gênero de texto multimodal na formação de estudantes de Pedagogia”.

No mesmo simpósio, a Professora Thais, também docente do curso de Pedagogia e atualmente mestranda, apresentou a pesquisa “Formação docente na Educação a Distância: correção de gêneros de textos por tutores como uma prática formativa”.

A Doutoranda Juliana Pimentel Ajala participou do simpósio temático “Gêneros textuais/discursivos, letramentos e multiletramentos na formação inicial e continuada de professores”, onde apresentou o trabalho “A formação do pedagogo para atuação em um contexto multissemiótico: um levantamento bibliográfico da produção acadêmica”.

Os mestrandos Gabriel Aparecido Bragiatto e Rafaela da Silva Costa também contribuíram com suas pesquisas em diferentes simpósios. Gabriel participou do simpósio “Oralidade e gêneros orais: práticas de ensino e de formação docente”, apresentando o trabalho “A videoaula para um concurso público como gênero oral: por uma engenharia didática para instrumentalizar professores frente ao gênero de texto”. Já Rafaela esteve no simpósio “O gênero de texto do trabalho do professor e formação inicial: considerações teóricas e práticas”, com o estudo “A vivência do estágio como atividade de pesquisa na formação do professor relatada por meio de memoriais de formação”.

A participação dos representantes da USF no XII SIGET reflete o compromisso da universidade com a produção acadêmica e com a troca de saberes em temas de relevância nacional e internacional.

Palavras-chave


Histórico de Notícias