Nos dias 11 e 18 de novembro, o Curso de Enfermagem da Universidade São Francisco (USF) promoveu o evento "Vivências da Enfermagem USF", com o objetivo de trazer temáticas diversificadas que abrangem as competências gerenciais e emocionais do profissional enfermeiro.
No período matutino, no Câmpus de Bragança Paulista, os ex-alunos que atuam no Complexo Hospitalar Santa Casa de Bragança Paulista — Fernanda Aparecida Maffei Gomes, Vanderson Genova, Pedro Martins, Andréa Rita Izzo, Indiara Vanessa de Medeiros Celante, Rafael Coimbra, Caroline Granzotto de Moraes — e a convidada da Santa Casa, Flávia Ferreira do Nascimento Oliveira, participaram de uma roda de conversa. A conversa foi mediada pela coordenadora do curso, professora Denise de Souza Ribeiro, com o tema "O Protagonismo da Enfermagem USF nos 150 anos do Complexo Hospitalar Santa Casa".
Durante o encontro, foram destacados a importância de uma boa formação acadêmica para o sucesso profissional, bem como informações precisas sobre como se inserir e se desenvolver no mercado de trabalho.
No período vespertino, no Anfiteatro, a professora Ester Cecília Fernandes Baptistella, doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Educação, trouxe a temática: "Relacionamentos interpessoais: Conversando sobre a difícil tarefa de lidar com pessoas". O tema, de ampla importância para todos os profissionais da saúde, foi abordado de forma didática e inspiradora. A professora conseguiu despertar nos presentes a reflexão sobre a complexa tarefa de escutar o outro, ajudando o aluno universitário a entender que a empatia é a base que sustenta e fortalece um enfermeiro de destaque.
Já no dia 18 de novembro, no período noturno, no Salão Nobre, enfermeiras em posições de destaque que atuam no Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus — Maria Luisa Soares da Silva, Andreza Brancacio Veronez Gomes, Bianca de Campos Duarte Santana Franco, Lucilene Marques dos Santos, Tamiris Moraes Bezerra, Queren Hapuque do Prado Lucio e Patricia Pedroso Leite — participaram de um debate moderado pela professora Lisamara Dias de Oliveira Negrini. O tema abordado foi a atuação da enfermagem em um hospital universitário, com ênfase nas dificuldades e nos êxitos da profissão, que se destaca pelo poder de fala e execução com grande êxito no hospital. Também foi discutida a diversidade de lideranças na área, destacando-se a frase de impacto: "A liderança é solidária".
A coordenação do curso de Enfermagem agradece a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para que esse evento acontecesse. Dentro do tripé universitário — pesquisa, ensino e extensão —, momentos como esse enriquecem o currículo acadêmico dos estudantes, promovendo o desenvolvimento do seu processo de aprendizagem.