No dia 25 de fevereiro, a Universidade São Francisco (USF) promoveu o Encontro com Rondonistas no Câmpus Bragança Paulista. O evento teve como objetivo celebrar a participação dos estudantes da USF na Operação Sul de Minas II do Projeto Rondon e realizar a entrega dos certificados.
Estiveram presentes no encontro os estudantes participantes, docentes, a professora Débora Reis, a diretora do Câmpus Bragança Paulista, professora Patrícia Teixeira Costa, a coordenadora do Núcleo de Extensão Universitária (NEXT), professora Daisy Machado, e o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi. O Pró-Reitor ressaltou a importância da prática extensionista para a formação acadêmica. "Participar de uma ação como o Projeto Rondon permite ao estudante levar sua bagagem teórica e aplicá-la da melhor forma com os recursos disponíveis, ampliando sua visão e tornando-o mais preparado para resolver problemas. Ser rondonista tem um impacto transformador na formação, destacando a vivência prática como um diferencial essencial na construção de competências e no desenvolvimento pessoal”, afirmou.
Neste ano, no mês de janeiro, um grupo formado por oito estudantes da USF, acompanhados pelas professoras Renata Moretto e Annete Silva Faesarella, desenvolveu atividades na cidade de Ouro Fino, em Minas Gerais.
Os participantes são alunos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Administração e Direito. Durante o período em que estiveram na cidade, promoveram atividades para a população, como oficinas práticas sobre saneamento rural, marketing e vendas, empregabilidade, horta comunitária e a produção de um podcast com crianças.
O Projeto Rondon é uma iniciativa interministerial do Governo Federal, coordenada pelo Ministério da Defesa, com o apoio das Forças Armadas e dos ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Educação; Cidadania; Saúde; Meio Ambiente; Desenvolvimento Regional, além da Presidência da República.
O projeto busca proporcionar vivências em diferentes realidades do Brasil, permitindo que jovens universitários apliquem seus conhecimentos e aprendam com as populações locais. Dessa forma, promove uma troca mútua de experiências, contribuindo tanto para a formação acadêmica dos estudantes quanto para o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.
Estudantes participantes:
Ana Laura Ortiz Augusto – Enfermagem
Fernando Paschoal Domingues – Odontologia
Gabriela Ribeiro Rios – Fisioterapia
Isabela Pires da Silva – Psicologia
Nicole Bianca Rodrigues Dos Santos – Psicologia
Rafael de Oliveira Cardoso – Administração
Vanessa Bertoletti Nazario – Enfermagem
William de Souza Silva – Direito