handtalk

Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF lança mestrado em Ciência de Dados em Saúde

17/03/2025
Compartilhe:
USF lança mestrado em Ciência de Dados em Saúde

A Universidade São Francisco (USF) teve seu novo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, mestrado em Ciência de Dados em Saúde aprovado pelo Ministério da Educação (MEC) em março. Trata-se de um programa  de mestrado na área interdisciplinar, com abordagem específica, que une tecnologia e saúde para promover a pesquisa e desenvolver a prática na área.

Podem inscrever-se no programa profissionais com formação superior em áreas relacionadas à saúde, tecnologia e ciências exatas, com o objetivo de capacitar profissionais e desenvolver soluções inovadoras para desafios reais do sistema de saúde. "Hoje temos acesso a uma quantidade imensa de dados na saúde, mas o grande desafio é interpretá-los corretamente e utilizá-los para melhorar a qualidade dos serviços", explica o professor Leonardo Henrique Dalcheco Messias, coordenador do programa. 

Para a Dra. Iara Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu “Esta  iniciativa reafirma o compromisso da USF em inovar na formação acadêmica e contribuir de maneira substancial para o avanço da pesquisa em ciência de dados e saúde no Brasil”.

A abertura do programa de Ciências de Dados em Saúde foi um processo rigoroso e desafiador, pois foi submetido à área interdisciplinar da CAPES, a área 45, uma das mais tradicionais e competitivas, que recebe um grande volume de submissões de novos programas de pós-graduação. A submissão seguiu todas as diretrizes da CAPES para a criação de novos cursos, exigindo um corpo docente altamente qualificado, com experiência comprovada em pesquisa acadêmica e produção científica. 

A pós-graduação é estruturada em duas linhas de pesquisa: Ciência e Tecnologia de Dados Aplicados à Saúde e Estudo Interdisciplinar do Movimento Humano. Os pesquisadores desenvolverão ferramentas tecnológicas para otimizar, por exemplo, processos, melhorar a previsibilidade de atendimentos, reduzir custos e ampliar a eficiência dos tratamentos.

A importância da Ciência de Dados na saúde já é reconhecida globalmente. Grandes avanços na medicina personalizada, na prevenção de doenças e na gestão hospitalar dependem diretamente da capacidade de coletar, interpretar e aplicar dados de forma eficaz. Por exemplo, se um hospital consegue organizar seus dados corretamente, ele pode prever padrões de atendimento, reduzir tempo de espera e evitar desperdícios. Na indústria farmacêutica, a análise de dados pode otimizar a produção de medicamentos e prever reações adversas.

A aprovação do programa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um reconhecimento da excelência acadêmica da USF, destaca o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dr. Dilnei Lorenzi. "Encontramos vertentes similares, mas nenhuma com essa abordagem e estrutura interdisciplinar. Essa é uma vitória importante para nossa instituição, pois reforça nosso compromisso com a pesquisa de ponta e com a formação de profissionais preparados para os desafios da saúde do futuro", afirmou o Pró-Reitor.

Em breve, o edital de inscrição será disponibilizado aos interessados. Informações em usf.edu.br. 

 

Palavras-chave


Histórico de Notícias