No dia 8 de abril, o Reitor da Universidade São Francisco (USF), Frei Alvaci Mendes da Luz, e o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, foram recebidos na sede do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em Brasília. Durante o encontro, a reitoria da USF teve a oportunidade de se reunir com a Ministra Luciana Santos, com quem discutiu importantes aspectos relacionados à educação superior no Brasil e as contribuições da Universidade para o avanço da ciência e tecnologia.
Foi realizada uma apresentação da Universidade no contexto do ensino superior brasileiro, com destaque para as ações de pesquisa desenvolvidas pelos programas de Mestrado e Doutorado da USF em Ciências da Saúde, Educação e Psicologia, além do lançamento do novo programa de Ciência de Dados em Saúde. Também apresentaram os trabalhos e pesquisas desenvolvidas pela UNIFAG, na área de bioequivalência.
Além disso, durante o encontro, Frei Alvaci e professor Dilnei convidaram a Ministra Luciana Santos para participar das celebrações de 50 anos da Universidade São Francisco, que ocorrerão em 2026. “No ano que vem, a USF completará 50 anos — meio século de história construída com bases sólidas. Para nós, será gratificante contar com a presença da Ministra em nossas comemorações. Encontros como esse fortalecem laços entre a USF e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, além de destacar o papel fundamental da nossa Instituição na pesquisa e no desenvolvimento de soluções inovadoras para a sociedade”, ressaltou Frei Alvaci.
Na ocasião, o reitor da USF entregou um exemplar do seu livro "Um preto no altar: Resistência e protagonismo em um território de disputas", lançado pela Editora Vozes. A obra traz para o debate historiográfico a história de uma irmandade católica de negros no Largo São Francisco, em São Paulo, extinta no início do século XX.