Na última quarta-feira, 15 de maio, o Curso de Medicina Veterinária da Universidade São Francisco (USF) realizou uma triagem hemoparasitária em cães acolhidos no Canil Municipal de Bragança Paulista, administrado pela ONG Faros D’Ajuda. A ação integrou o Projeto de Extensão “Saúde Animal” e foi promovida em parceria com a Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Divisão de Bem-Estar Animal), e com a própria ONG.
Com foco na saúde animal e na educação em saúde, a iniciativa envolveu professores, médicos-veterinários da USF e estudantes extensionistas. Durante a ação, foram coletadas amostras de sangue de 12 cães para a realização de sorologia para Anaplasma, Ehrlichia e Leishmania , além da coleta de sangue periférico para pesquisa de hemoparasitas.
As hemoparasitoses caninas, como a Ehrlichiose, Anaplasmose e Leishmaniose, representam um importante desafio à saúde animal e, em alguns casos, à saúde pública. Essas enfermidades são transmitidas por vetores hematófagos (carrapatos e flebotomíneos) e afetam diretamente o bem-estar dos animais, podendo causar quadros clínicos graves, crônicos e até fatais.
As ações de triagem, diagnóstico e orientação junto às ONGs têm papel estratégico na proteção dos animais e na vigilância epidemiológica, contribuindo para a redução dos riscos de transmissão também à população humana.
As amostras estão em fase de análise e os resultados serão divulgados em breve.