No dia 26 de junho, estudantes do curso de Direito do Câmpus Campinas da Universidade São Francisco (USF), acompanhados pelo professor Gustavo Tank Bergström, docente de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho, estiveram presentes no Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em visita técnica a um dos maiores tribunais de segunda instância do Brasil.
Os estudantes assistiram a uma sessão de julgamento da Seção de Dissídios Individuais III, no Tribunal Pleno do TRT-15, sendo recebidos pelo diretor da Escola Judicial, desembargador Luiz Felipe Paim da Luz Bruno Lobo, que explicou o funcionamento e a estrutura do tribunal, bem como a temática debatida no julgamento que presenciaram.
Além disso, conheceram o Centro de Memória, Arquivo e Cultura (CMAC), espaço destinado a recolher, preservar e garantir o acesso aos documentos de guarda permanente produzidos pelo tribunal. Nesse local, tiveram contato com a história do trabalho, da Justiça do Trabalho e do TRT-15, por meio de obras de arte, fotografias e documentos.
Por fim, os estudantes visitaram o prédio da Escola Judicial, onde foram recebidos pelo desembargador Carlos Eduardo Oliveira Dias. Na ocasião, ele abordou uma temática essencial nos dias atuais: o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas, sob a ótica da Justiça do Trabalho, especialmente no Brasil, um dos dez países com maior número de vítimas desses crimes.
Uma oportunidade e uma experiência ímpar para os discentes, que puderam participar de uma vivência prática tão relevante para a formação profissional e pessoal de cada um.