No mês de maio de 2025, após uma sementinha plantada pelo jornalista Marcos Oliveira, tivemos a oportunidade de realizar uma visita técnica muito especial em Batatuba, Piracaia-SP, organizada pelos professores Carolina Nunes, Diego Brasil, Ligya Bianchini e Roberto Lima, com os alunos de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF).
O objetivo principal foi conhecer de perto o local, suas características arquitetônicas, história e se aproximar de todo o valor cultural do lugar, promovendo uma experiência de aprendizado prática e enriquecedora.
A tarde foi repleta de trocas de conhecimentos, onde discutimos projetos arquitetônicos e a importância de valorizar a história, com uma reflexão sobre a arquitetura e o urbanismo local elaborada pelos alunos do curso: Ana Júlia Rosa, Andrey Sanches, Eduarda Rigoni, Kellen Martins, Nicole Torres, Oli Gonçalves, Sara Barbosa, Thiago Caetano, orquestrada pelo recém-formado Leonardo Gabriel.
Foi proposta uma reflexão sobre o significado de Batatuba, apresentada pela visão do professor do curso de história e morador de Piracaia, Márcio Bernardi.
Os estudantes tiveram a oportunidade de explorar o ambiente, entender suas particularidades e refletir sobre como aplicar esses conceitos em suas futuras atuações profissionais. Também houve a apresentação dos projetos que estão sendo elaborados pelos alunos do 5º semestre na disciplina de Habitação Coletiva, de todos os três câmpus.
Foi um momento de grande aprendizado, que reforçou a importância de conectar teoria e prática, além de valorizar o patrimônio cultural de Batatuba. Isso foi especialmente enriquecido pela presença da arquiteta Lilian Staningher.
A experiência certamente contribuiu para ampliar a visão dos alunos sobre o papel do arquiteto na preservação e valorização do nosso patrimônio, além de aproximar os estudantes ainda mais da realidade local.