No dia 04 de agosto, os pesquisadores vinculados ao novo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (PPGSS) em Ciência de Dados em Saúde da Universidade São Francisco (USF) realizaram a primeira reunião de colegiado.
Participaram do encontro o Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, Dilnei Lorenzi; a Diretora do Câmpus Bragança Paulista, Patrícia Teixeira Costa; a Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica (NPA) e do Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu, Iara Lúcia Tescarollo; e o Coordenador do programa, Prof. Leonardo Henrique Dalcheco Messias.
Além de acolher os pesquisadores, a reunião teve como objetivo delinear as diretrizes dos componentes curriculares, discutir a autoavaliação institucional, o processo seletivo e os grupos de trabalho que atuarão em frentes relevantes para o PPGSS — a exemplo dos produtos que poderão ser gerados a partir das dissertações e das estratégias para o fortalecimento da internacionalização. Adicionalmente, o grupo discutiu as estratégias para o primeiro processo seletivo do novo PPGSS, previsto para ocorrer na segunda quinzena do mês de agosto.
O novo programa representa um marco institucional, ao integrar ciência de dados e saúde pública com foco em formação interdisciplinar. A proposta contempla linhas de pesquisa inovadoras, como análise de grandes volumes de dados em saúde (Big Data), epidemiologia digital, inteligência artificial aplicada a políticas públicas e equidade em saúde. A expectativa é de que o PPGSS contribua significativamente para a produção científica e para a formação de profissionais capazes de transformar realidades por meio de decisões orientadas por dados.