O Prof. Vicente Becerra Sablón, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciência de Dados em Saúde da Universidade São Francisco (USF), participou ativamente da Cúpula da Organização dos Estados Americanos (OEA) de Engenharia para as Américas e da 23ª Conferência Internacional Multi-LACCEI para Engenharia, Educação e Tecnologia, realizada de 16 a 18 de julho, na Cidade do México. O evento teve como tema central “Engenharia, Inteligência Artificial e Tecnologias Sustentáveis a serviço da sociedade”.
O LACCEI (Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions) é uma organização sem fins lucrativos composta por mais de 250 instituições participantes, distribuídas em 28 países e três continentes. O consórcio tem como objetivo promover a colaboração internacional para o avanço contínuo da engenharia, tecnologia, educação, pesquisa e inovação, conectando a América Latina e o Caribe com o restante do mundo. Há 23 anos, realiza anualmente uma conferência acadêmica multilíngue, que aceita artigos em inglês, espanhol, português e francês.
O Prof. Vicente participa do LACCEI desde 2012, atuando como membro do Comitê Científico e do Comitê Permanente de Learning Engineering and Online Laboratories, cuja missão é fomentar a colaboração internacional entre pesquisadores e desenvolver propostas para projetos voltados ao uso de laboratórios online de baixo custo, ferramentas tecnológicas para integração em áreas STEM, desenvolvimento de padrões educacionais e criação de laboratórios remotos híbridos e móveis, acessíveis a comunidades da América Latina, Caribe e regiões da África.
Neste ano, o professor apresentou os avanços do projeto Plataforma Weblab para a Gestão Remota de Laboratórios da Área de Engenharia (WEBDIG), que está em sua quarta etapa de desenvolvimento. A iniciativa busca criar uma plataforma integrada e configurável para modelos de ensino-aprendizagem alinhados à Educação 4.0, permitindo o gerenciamento de experimentos controlados remotamente via internet, com suporte a tecnologias como Internet das Coisas, Big Data, Computação em Nuvem, Sistemas de Simulação, Robótica Avançada e Inteligência Artificial.
A plataforma WEBDIG também será integrada à SARL (Smart Adaptive Remote Laboratory), da Florida Atlantic University (FAU), ampliando o acesso a laboratórios remotos para estudantes de todo o mundo. O projeto conta com a participação de estudantes dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Mecânica e Engenharia Química da USF, sob a colaboração dos professores Filipe Alves Coelho, Felipe Cavalaro e Daniel Loureiro.
Com esta participação, a USF reforça sua presença internacional e seu compromisso com a pesquisa, inovação e desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas para a educação e o avanço científico na área de engenharia.