Entre os dias 11 e 16 de agosto, o professor Daniel Novaes Gomes Pereira, docente da Universidade São Francisco (USF) do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (linha de pesquisa: Formação de Professores, Trabalho Docente e Práticas Educativas) apresentou seu estudo de doutorado orientado pela professora Ana Paula de Freitas, sobre autismo, em evento internacional na Rússia.
O professor Daniel Novaes participou da IX Universidade de Verão da ISCAR (International Society for Cultural-Historical Activity Research), realizada na Moscow State University of Psychology and Education, em Moscou, Rússia. Este é um dos maiores eventos internacionais da Teoria Histórico-cultural, pois está na cadeira da Psicologia Histórico-cultural, na Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
O congresso, promovido pela Seção Regional da ISCAR para a Rússia e Países Vizinhos, reuniu pesquisadores de diferentes países com o objetivo de discutir as melhores práticas educacionais, psicológicas e pedagógicas fundamentadas na teoria histórico-cultural e na teoria da atividade.
Durante o evento, o professor Daniel Novaes apresentou sua pesquisa de doutorado intitulada “The constitution of a Child with autism in Elementary school” no Centro de Autismo da Federação Russa de Autismo, para a Federação Russa de Autismo. A apresentação gerou grande interesse e possibilitou um diálogo rico com especialistas internacionais da área. “Foi um momento mágico, marcado pela troca de experiências e pelo fortalecimento do diálogo internacional sobre inclusão escolar e autismo”, destacou o pesquisador.
A ISCAR Summer University 2025 reforçou a importância da cooperação científica internacional e da construção de práticas educativas inovadoras que favoreçam a aprendizagem e o desenvolvimento humano em diferentes contextos socioculturais.