O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco (USF) sediou no período de 22 a 24 de setembro o I Fórum Ibero-Americano de Pesquisas em Educação. Esse evento foi uma iniciativa colaborativa entre a Universidade de Lisboa e as seguintes instituições brasileiras: Universidade São Francisco, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Instituto Federal de São Paulo, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão.
O Fórum, realizado na modalidade híbrida, foi organizado pela linha de pesquisa Formação de professores, Trabalho docente e Práticas Educativas e teve como propósito criar um ambiente dedicado à reflexão crítica sobre a pesquisa em Educação. Contou com 120 participantes.
Na seção de abertura participaram os representantes da USF: Prof. Dilnei Lorenzi – Pró-reitor de Ensino Pesquisa e Extensão; Profa. Iara Lúcia Tescarollo, Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Acadêmica e Núcleo de Pós-Graduação Stricto Sensu; Prof. Marcelo da Silva, Diretor do Campus de Itatiba; Prof. Lucas da Silveira Andrade, coordenador do Núcleo de Relações Internacionais; Profa. Carolina Fernandes de Carvalho, da Universidade de Lisboa, e Profa. Adair Mendes Nacarato, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação e coorganizadora do Fórum.
O evento contou com três mesas redondas:
1) “Pesquisas em inclusão, gêneros, sexualidades e estudos étnico-raciais”, com os professores, Roseli Bernado Silva dos Santos (IFRR), Débora Dainez (UFSCAR/Sorocaba), Roney Polato de Castro (UFJF) e Jonata Moura (UFMA);
2) “Formação de professores, práticas educativas e múltiplos letramentos”, com os professores Armando Traldi Júnior (IFSP), Carolina Carvalho (Universidade de Lisboa), Luzia Bueno (USF) e Artur Vitorino (PUC-Campinas);
3) “Pesquisas em Educação: uma síntese do I Fórum Iberoamericano de Pesquisas em Educação”, com as professoras Ilma Silva (UEMASUL), Silvia Rocha (PUC – Campinas), Ana Paula de Freitas (USF), Renata Helena Pin Pucci (USF) e Celi E. Lopes (Professora Visitante – IFSP).
Contou também com a realização de 12 sessões de comunicação científica, organizadas em quatro eixos: Pesquisas em Gêneros, Sexualidades e Estudos Étnico-raciais; Pesquisas em Formação de Professores e Práticas Educativas; Pesquisas em Educação Inclusiva; e Pesquisas sobre múltiplos letramentos. Nessas sessões foram apresentados 51 trabalhos de estudantes de pós-graduação e pesquisadores de diferentes regiões do Brasil, bem como de Angola e Timor Leste.
Foi um evento rico em discussões sobre as pesquisas em Educação, apontando avanços e perspectivas. O apoio dos setores de Marketing e TI da USF, bem como do Prof. Rogério Marques do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) na administração da plataforma Even3 foram essenciais para o sucesso do evento.