Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

USF prestigia jornada sobre os 10 anos da Laudato Si’ em Paris e reforça compromisso com a formação humanística diante da crise ecológica

21/10/2025
Compartilhe:
USF prestigia jornada sobre os 10 anos da Laudato Si’ em Paris e reforça compromisso com a formação humanística diante da crise ecológica

No dia 20 de outubro de 2025, o Institut Catholique de Paris (ICP), em parceria com o Collège des Bernardins e as Faculdades Loyola Paris, promoveu uma jornada de estudos dedicada aos 10 anos da encíclica Laudato Si’, do Papa Francisco. O encontro reuniu filósofos, teólogos, economistas e historiadores em torno do tema “Crise climática. 10 anos após Laudato Si’, qual futuro?”, debatendo os impactos da encíclica e os desafios contemporâneos ligados à crise ecológica.

O professor Lucas da Silveira Andrade, da Universidade São Francisco (USF), esteve presente no evento, onde pôde prestigiar a apresentação de seu colega de pesquisa, o filósofo Benoît Sibille, da Faculdade de Filosofia – ICP. A economista Elena Lasida, da Faculdade de Ciências Sociais, Econômicas e de Direito – ICP, também apresentou reflexões relevantes sobre os aspectos políticos, econômicos e sociais da ecologia integral.

O debate recordou que, por muito tempo, o mundo não humano foi compreendido na experiência cristã apenas como cenário da história da salvação humana. A encíclica, no entanto, reposiciona essa visão ao afirmar que “com todas as criaturas nós caminhamos sobre esta terra em busca de Deus” (Laudato Si’, 244), desafiando universidades e comunidades de fé a repensarem suas práticas, valores e estilos de vida.

Para a Universidade São Francisco, que vive um ciclo de intensificação das pautas ligadas à ecologia integral iniciado pela Jornada Laudato Si’, a presença em espaços internacionais de debate como o do ICP representa um chamado a reafirmar seu compromisso com a formação humanística. Mais do que um desafio acadêmico, trata-se de construir um horizonte em que a educação se coloque a serviço do cuidado da Casa Comum, da justiça social e da dignidade de todos os povos.