A Universidade São Francisco (USF) iniciou, neste mês de outubro, as comemorações pelos seus 50 anos de atuação no ensino superior brasileiro. No dia 24 de outubro, às 10h, foi celebrada uma Missa em Ação de Graças na Capela do Câmpus Bragança Paulista, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Universidade no YouTube. Clique aqui para assistir.
A celebração foi presidida pelo Ministro Provincial e Chanceler, Frei Paulo Roberto Pereira, OFM, e concelebrada pelo reitor Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM, pelo vice-reitor Frei Gilberto da Silva e pelo Diretor-Presidente da CNSP-ASF, Frei Daniel Dellandrea, OFM. O Coordenador do Núcleo de Pastoral Universitária, Frei Vitório Mazzuco Filho, OFM fez os comentários da celebração.
Também estiveram presentes os frades da diretoria da Mantenedora e do Regional de São Paulo. A missa contou com representantes da Reitoria, docentes, colaboradores e estudantes, além da equipe de diretoria da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus e de representantes do Hospital Universitário (HUSF). Na ocasião, foi lançada a campanha comemorativa do Jubileu de Ouro.
Durante a celebração, o Ministro Provincial destacou o papel da educação e da missão franciscana no ensino. “Tomar pela mão e apresentar o mundo não é outra a tarefa da educação. Tomar pela mão, educar, acompanhar e apresentar o mundo com segurança, com passos firmes e confiantes. É assim que Deus caminha conosco, e deve ser também esse o nosso propósito quando nos dispomos a gerar um caminho de educação: tomar pela mão, formar, abrir os olhos aos cegos, libertar os cativos e trazer à luz aqueles que vivem nas trevas”, afirmou Frei Paulo.
O Presidente da Mantenedora, Frei Daniel Dellandrea, OFM, ressaltou o caráter simbólico e histórico deste momento para a Universidade São Francisco. Em sua fala, relembrou as origens da instituição e o contexto em que a missão educacional franciscana ganhou novo impulso, há cinco décadas, com a criação da USF. “Foi também em um contexto jubilar, há 50 anos, em 1975, quando a Província da Imaculada Conceição do Brasil celebrava o tricentenário de sua fundação — e a Ordem Franciscana vivia o Ano Franciscano, comemorativo dos 750 anos da morte de São Francisco de Assis. Naquele tempo de reflexão e renovação, os frades de nossa Província se dedicaram a pensar sobre sua identidade e presença institucional nas diversas áreas de evangelização. A educação foi um dos setores contemplados nessa reflexão, e concluiu-se pela oportunidade de consolidar a já secular atividade educacional dos frades — presente em nossos seminários e em escolas consolidadas em Blumenau, Lages, Curitiba e outras cidades”.
O Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão, professor Dilnei Lorenzi, destacou o propósito que tem orientado a caminhada da instituição e o sentido profundo que une passado, presente e futuro. “Um propósito que une histórias. Este é o selo que escolhemos para marcar a abertura dessa jornada comemorativa. Um selo que traduz, de forma simples e profunda, o carisma franciscano que dá sentido à nossa missão. A educação para a paz e o bem é o que identifica a Universidade São Francisco ao longo de seus 50 anos de trajetória. São 50 anos construídos com a presença franciscana, com o trabalho dedicado dos frades que acompanharam essa caminhada, com o empenho dos docentes e colaboradores que atuam diariamente nesta universidade, e com a contribuição de mais de 100 mil egressos que levaram consigo os valores cultivados aqui. Cada estudante que por aqui passou levou consigo as sementes do carisma franciscano, os valores que, ao longo do tempo, foram sendo trabalhados e permanecem vivos. A USF tem desempenhado um papel social essencial no desenvolvimento da região — na formação e qualificação profissional, na produção científica de alto impacto e na formação de jovens conscientes de seu papel transformador no mundo. Assim, ao celebrar seus 50 anos, a Universidade São Francisco reafirma seu compromisso com a sociedade e com os princípios que fundamentam sua existência — cumprindo com excelência o papel social e educacional que a própria Constituição Brasileira reconhece como essencial para o bem comum”, enfatizou.
O encerramento contou com o discurso do Reitor, Frei Alvaci Mendes da Luz, OFM, que destacou os marcos históricos que moldaram a trajetória da Universidade São Francisco. Ele lembrou que a instituição é viva porque olha para o passado, vive intensamente o presente e se projeta para o futuro. “Em 1º de maio de 1976, nascia, na região bragantina, o germe do que se tornaria, alguns anos depois, a Universidade São Francisco — uma instituição que carrega, em sua essência, o mesmo espírito de renovação e compromisso com a vida, a fé e o ser humano integral, que foram as bases do movimento franciscano em suas origens. No próximo ano, celebraremos os 800 anos da Páscoa de São Francisco de Assis e neste ano celebramos os 350 anos da fundação da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e os 50 anos da USF. No fundo, todas essas informações somadas nos remetem a um mesmo sentido, a um mesmo ideal, aquele que dá unidade a todas essas celebrações e que inspira o lema deste ano jubilar: ‘Um propósito’, ‘um propósito que une histórias’.
A USF, há 50 anos, tem sido um propósito privilegiado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, escolhido dentro dos seus campos de evangelização, ou, como chamamos hoje, suas ‘frentes de evangelização’. Um lugar onde frades e leigos atuam juntos em prol de uma educação de qualidade, transformadora e fiel ao seu ideal original: educar para a paz e o bem”, concluiu o Reitor.
As comemorações do ano jubilar da USF se estenderão até outubro de 2026. Ao longo desse período, estão previstas exposições fotográficas, eventos institucionais, publicações especiais e conteúdos nas redes sociais que destacarão a história, as conquistas e os valores que moldaram a identidade da Universidade.
Clique aqui e confira todas as fotos.