Notícias

Compartilhe:
link copiado
< Voltar

CePRI : novo Centro de Pesquisa Franciscana é lançado em live

19/11/2025
Compartilhe:
CePRI : novo Centro de Pesquisa Franciscana é lançado em live

O Centro de Pesquisa e Referência Cultural da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil (CePRI), instituição dedicada à valorização, preservação e difusão do patrimônio franciscano, foi apresentado oficialmente na noite de terça-feira, 18 de novembro, durante uma live transmitida pelo canal da Universidade São Francisco (USF) no YouTube. Clique aqui para assistir.

Participaram do evento o Ministro Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil e Chanceler da USF, Frei Paulo Roberto Pereira; o reitor da USF, Frei Alvaci Mendes da Luz; o vice-reitor e coordenador do CePRI, Frei Gilberto da Silva; e a supervisora do Centro, Maria Cecilia Machado Faustino.

O trabalho desenvolvido pelo Centro envolve a articulação entre diferentes frentes franciscanas, abrangendo os conventos da Província, a Casa de Nossa Senhora da Paz – Ação Social Franciscana (CNSP), a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), o Arquivo Histórico da Província da Imaculada em São Paulo e outros espaços onde o legado franciscano esteja presente e demande estudo, reflexão e preservação.

Durante a live, o Ministro Provincial, ressaltou o significado espiritual e histórico do momento: “Estamos vivendo um tempo de jubileus, um momento especialmente oportuno para reafirmarmos nossa identidade. O movimento franciscano celebra 800 anos, e é nesse contexto que nasce o CePRI, que tem três grandes propósitos: a preservação da memória institucional, o fomento à pesquisa interdisciplinar e a promoção do patrimônio histórico e cultural franciscano” afirmou.

Para o coordenador do CePRI, Frei Gilberto, compreender a trajetória franciscana no Brasil é essencial para reconhecer a amplitude e a profundidade do trabalho que o Centro se propõe a realizar: “Observa-se que a presença franciscana no Brasil vai muito além de uma dimensão religiosa em sentido estrito. Ela se constitui como uma força fundadora na história cultural, social, científica e espiritual do país. A partir de uma espiritualidade centrada na fraternidade universal e na minoridade, os franciscanos deixaram um legado multifacetado que continua a inspirar e a moldar o tecido humano e institucional do Brasil contemporâneo. Nesse contexto, o campo de atuação do CePRI é amplo: envolve não apenas a tarefa de salvaguardar esse vasto patrimônio, mas também a missão formativa de apoiar os frades em suas diversas frentes de atuação, despertando neles um olhar sensível para o cuidado com os bens culturais e históricos. Trata-se de um grande desafio”, destacou.

O reitor da USF enfatizou a importância institucional do novo Centro e o papel das mantenedoras na consolidação da iniciativa: “O nosso CePRI, que nasce oficialmente agora na Universidade São Francisco (USF) e na Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus (AFESBJ), contando com o suporte dessas duas mantenedoras, surge para suprir — ou ao menos reduzir — a carência de acesso à memória, à produção intelectual e à produção científica franciscana da Província da Imaculada, ou seja, da região Sudeste do nosso Brasil”, enfatizou.

Ao final da live, foi apresentado o site oficial do CePRI. Sobre o projeto, a supervisora do Centro, Maria Cecília Machado Faustino, destacou a relevância do novo espaço virtual para ampliar o acesso e fortalecer o diálogo com a comunidade:

“A ideia nesta live é apresentar as principais funcionalidades do site e, ao mesmo tempo, destacar os objetivos que orientam essa estrutura: facilitar o acesso ao acervo, ampliar a visibilidade das ações e atividades do CePRI e aproximar a comunidade do trabalho que estamos iniciando”.

 Clique aqui para acessar.

 

Palavras-chave


Histórico de Notícias