Entre os dias 19 e 25, sete estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade São Francisco (USF) participaram da Oficina “Retomando o espaço das águas”, atividade promovida pelo projeto de extensão PIAU – Práticas Investigativas em Arquitetura e Urbanismo, em parceria com a Escola de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Fluminense (EAU-UFF) e o Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro (Unilasalle Niterói).
A oficina teve como foco o Rio Icaraí, em Niterói/RJ, e propôs refletir sobre a presença e o papel das águas na configuração urbana contemporânea. A partir de análises territoriais e visitas de campo, os grupos, formados por estudantes da UFF, Unilasalle e USF, desenvolveram propostas de intervenção urbano-arquitetônica que repensam a importância dos rios nas cidades, tratando-os como potenciais estruturadores da paisagem e não como entraves ao desenvolvimento urbano.
A atividade foi organizada pelo professor Diego Brasil (USF) e pelo professor Gustavo Martins (EAU-UFF), com a participação da professora Elisabete Reis (Unilasalle Niterói). As visitas de campo foram conduzidas por Rainer Holzer, doutorando em Ambiente e Sociedade, e contaram ainda com a presença do ex-prefeito de Niterói Axel Grael, do secretário municipal de Urbanismo Carlos Krykhtine e do diretor da EAU-UFF, professor Werther Holzer.
O trabalho resultou em uma apresentação pública na Universidade Federal Fluminense, que reuniu professores e gestores locais. A experiência reforça o papel do PIAU como espaço de formação crítica e colaborativa, aproximando ensino, pesquisa e extensão, e consolida as parcerias entre a USF, a UFF, o Unilasalle e outras instituições de ensino superior comprometidas com o debate sobre cidade, paisagem e meio ambiente.